DIPLOMA X CONHECIMENTO EMPÍRICO

Há uma discussão em busca de saber-se qual é mais importante: possuir diploma ou ter conhecimento e experiência. Nessa discussão sempre é desconsiderado que a ciência passa pelo experimento e, portanto, é originária do ensaio e erro. Se uma pessoa faz algo bem feito e todo mundo reconhece isso, essa pessoa não precisa de diploma para fazer isso. Exigir um canudo nessa situação é algo absolutamwente burocrático.

Para ilustrar e reforçar o meu argumento a favor do conhecimento por experiência, passo a contar um relato que vi numa revista. Nãolembro qual foi a revista, mas garanto que era uma dessas semanais. Era um médico com especialização em obstetrícia, cuja esposa estava grávida e sofria de eclampsia (convulsões, que se manifestam nas crianças recém-nascidas e em parturientes). Esse médico tinha um amigo, também médico, clínico geral, com experiência de 30 anos em partos de risco, inclusive de eclampsia.

Agora me respondam, leitores: Quem estava burocraticamente mais preparado para acompanhar a gravidez e realizar aquele parto? Na prática, quem estava mais apto a fazer aquele trabalho? E finalmente: Quem voces acham que fez o parto?

Resposta: Mesmo com diploma de espcialização em obstetrícia, o médico obstetra entregou o parto de sua esposa ao seu amigo, que tinha muita experiência nesse tipo de complicação. Valeu mais a experiência do que a especialização formal.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 01/06/2009
Código do texto: T1627394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.