O PODER DAS NOVELAS

A partir das 17h40 e indo até as 22h, a TV brasileira exibe várias novelas. Grande parte da população assiste a esses folhetins, absorvendo o que eles têm de bom e de ruim. Do adultério ao consumo de drogas, tudo é incentivado nesses teledramas. A ética anda longe das personagens mais destacadas. O tema principal geralmente é a concorrência desleal. Golpes de todos os tipos são aplicados em todos os horários, não interessando se é horário nobre, chique, infantil, adulto. Isso não importa.

O mais dramático de tudo é que as pessoas se deixam influenciar pelo comportamento desses personagens de ficção.

Outra coisa digna de atenção é que o personagem vilão é vilão o tempo todo, não tendo nenhum comportamento que indique qualquer sinal de humanidade. Os seres humanos reais não são tão ruins. Por mais infelizes que sejam pela ruindade, têm algo de bom, pois são humanos e sempre há algo de divino em um ser humano, nem que seja uma faisquinha prestes a apagar-se a qualquer momento.

Conclamo os brasileiros e as brasileiras a assumirem uma postura mais crítica diante das novelas, para evitar que de repente passem a comportar-se como os vilões da teledramaturgia.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 01/06/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1627372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.