Iconoclásticas IV - O mito da beleza causada pela simetria

Há já mais de uma década vem sendo divulgado um estudo que, supostamente, provaria que a beleza de um rosto adviria fundamentalmente de sua simetria, chegando ao ponto de atribuir a causa da beleza à simetria do rosto. Essa suposição pode levar à crença injustificada, de que um aumento na simetria do rosto acrescentaria mais beleza a ele. A origem de tal mito se deve a um estudo do seguinte tipo:

Fotografias de rostos foram analisadas por um programa de computador capaz de atribuir um número correspondente a um índice de simetria: quanto maior a simetria do rosto, maior o número atribuído a ele.

As mesmas fotos foram avaliadas por um vasto contingente de pessoas que deveriam ordená-las de acordo com a beleza.

Verificou-se que ambas as ordenações, a executada pelo computador com base em um índice de simetria, e a feita por pessoas comuns baseada em julgamento subjetivo, se correlacionavam muito fortemente, ou seja, notou-se que a ordem dos rostos mais belos eleitos pelas pessoas correspondia à ordem de simetria dos rostos avaliada pelo computador. Baseados nisso, os pesquisadores inferiram e divulgaram o mito de que a CAUSA da beleza estaria na simetria.

Se é verdade que a beleza decorre da simetria, deve-se inferir que o aumento da simetria de um rosto acarretaria aumento em sua beleza. Tal crença possivelmente leva pessoas ao bisturi com o intuito de corrigir assimetrias e, por conseguinte, ampliar sua beleza.

A inferência divulgada pelos pesquisadores de que a simetria ACARRETA beleza é infundada e se baseia no erro exposto a seguir.

Pessoas que se desenvolvem bem nutridas e saudáveis tendem a ficar mais belas do que se tivessem se desenvolvido em situação doentia.

Além disso, pessoas saudáveis tendem a se desenvolver simetricamente.

Desenvolvimentos anormais e doentios tendem a acarretar assimetrias.

Não é de se espantar, portanto, que pessoas mais simétricas sejam mais belas; tanto a simetria quanto a beleza revelam a mesma causa comum: um desenvolvimento saudável.

Anomalias tendem a atrapalhar o desenvolvimento normal e introduzir imperfeições, entre elas a assimetria.

Tudo isso sugere que as pessoas belas e as simétricas sejam as mesmas, mas não indicam que uma coisa CAUSE a outra, o que pode ser inferido do seguinte exemplo.

Suponha que uma pessoa adquira uma cicatriz feia em uma das faces. Ela percebe que a cicatriz a enfeia, nota também que a cicatriz deixa seu rosto assimétrico e questiona se não é a assimetria que acarreta a sua feiúra, o que poderia ser facilmente corrigido adicionando cicatriz idêntica na outra face.

Uma nova cicatriz, obviamente, só a enfeiará ainda mais, o que não ocorreria se a causa da feiúra fosse a assimetria, não é.

Deve-se notar também que a eliminação da cicatriz tornaria a deixar o rosto mais simétrico e também mais belo, mas a beleza obviamente não adviria da simetria, ou seria obtida também através da cicatriz simétrica.