E se eu fosse criança hoje?

Quando eu era criança podia iludir-me com o mundo. Se acontecesse um assasinato eu não saberia, pois não tinha a TV nem o computador. Se um político desviasse dinheiro público, eu não tomaria conhecimento, pois não havia tantos meios de comunicação. E se houvesse tais meios? Não teria problema, pois o governo militar não permitiria que as coisas fossem divulgadas assim, sem mais nem menos.

Quando eu tinha tenra idade, podia pensar que era feliz, pois não precisava complicar as coisas fazendo-me perguntas do tipo: O que vem depois da morte? E antes do nascimento? Eu não me preocupava com isso. Eu pensava que vinha do céu, trazido por uma cegonha. Bons tempos esses.

Hoje, acontece uma desgraça do outro lado do mundo e eu fico sabendo com apenas um click do "mouse". E as ciranças também. A gripe do porco tem início no México, e eu, com um simples toque no controle remoto, já fui avisado. E as crianças também. A justiça solta um delinquente de alta periculosidade (pode ser um cara com a impunidade par-lamentável) e eu sou obrigado a saber disso, pois a notícia insiste em apresentar-se na TV e no computador. Ninguém foge da desgraça. Sim, só o fato de saber dessas coisas já é algo desgraçado.

Hoje, não há mais chances para ilusão. O mundo está escancarado aos nossos olhos. Não se pode fugir das notícias ruins. Os meios de comunicação trazem a tristeza em tempo real. A liberdade de imprensa escolhe as desgraças para noticiar e ainda modifica o contexto para aumentar o sensacionalismo. E eu tenho que engolir. Eas crianças também. E após a notícia, um cínico "Boa Noite".

E se eu fosse criança hoje? Como seria? Teria ilusão? Ou seria como o adulto que sou, cheio de apreensão com relação a este mundo, que não tem o que oferecer? este mundo cuja população matou um homem-deus que veio com a intenção de salvar esses imbecis selvagens?

Se eu tivesse tenra idade como me sentiria com relação ao futuro de meus filhos e netos? Ah! Eu não sei. Só sei que, como adulto, minha preocupação é grande, pois o mundo está profundamente doente pelo mau uso dos recursos naturais. Fico preocupado com o futuro das pessoas que ainda alimentam ilusões de que este mundo pode melhorar.

A História me permite ter ilusões? O que melhorou neste mundo desde que o homem começou a escrever e passar seus feitos para os pósteros? Hoje, Caim continua matando Abel. E mata mais cedo, pois nem crianças são poupadas. Mata com mais requinte de crueldade.

Hoje o trânsito de carros modernos mata mais do que a guerra. As pandemias matam, o calor mata, as enchentes matam, os ciclones matam.

Publico este texto, mesmo correndo o risco de ser lido pelas crianças. Elas não têm mesmo como fugir. Será que elas têm ilusões? O que se passa na cabeças das crianças? Como seria se eu fosse criança hoje?

António Fernando
Enviado por António Fernando em 23/05/2009
Código do texto: T1610445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.