Loucuras humanas

Se você visse na rua alguém rasgando uma nota de 10 reais, poderia imginar que essa pessoa estava louca. Mas existem maneiras bem piores de queimar uma cédula de 10 reais. Você pode queimá-la comprando várias carteiras de cigarro e fumando vorazmente o conteúdo. E ninguém o chamará de louco. Você pode queimar 10 reais "investindo"-os em litros de cachaça, para queimar seu estômago, sua garganta e sua sobriedade. Mesmo assim ninguém o chamaria de louco. Veja que além de jogar o dinheiro fora, você ainda prejudicou seu organismo com as centenas de venenos contidos no cigarro ou na cachaça. Mas você é considerado normal. Louco mesmo é aquele que você viu queimando a cédula de 10 reais na rua. Mas a única coisa que ele fez foi tirar de circulação uma nota velha de 10 reais. O outro, o considerado normal, colocou a nota para circular, transformando seu parco recurso financeiro em centenas de venenos introduzidos em seu corpo. Você não é chamado de louco, pois ajudou a manter os fundamentos do capitalismo, que se resume no consumismo sem limmites, não interessa se você consome tabaco ou cachaça. Você é considerado normal por beber, ficar em coma alcoólico, fumar, ter câncer de boca e de pulmão. Você está apenas ajudando o capitalismo a manter-se forte, ao passo que o outro está reduzindo a massa monetária, sem consumir, sem gerar impostos para o governo.

Mas reúna toda a sua sinceridade e me responda: Quem é mais louco? O que transforma 10 reais em cigarro ou cachaça, dentro do seu próprio corpo, ou aquele que simplesmente quis fazer um protesto contra o capitalismo selvagem e queimou uma cédula de 10 reais? Quem prejudicou mais a si mesmo e aos outros? Vamos, responda, seja sincero!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 20/05/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1605522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.