Marx

A miséria que assola os homens em todo o planeta não pode ser compreendida, olhada de longe como quer, e têm feito os governantes deste século e o dos séculos idos. Os estudos que nos conduziram a um entendimento das mazelas que nos têm causado danos irreparáveis foram, não raro, até aqui analisados por doutores e mestres que não sentiram na pele as suas influências.

Temos como exemplo Marx, que defendia a revolução das massas contra o capitalismo, porém não pode em vida ver sua teoria posta em prática, mesmo ele que defendia um estudo embasado nas duas frentes ou em uma idéia moderna, em que o objeto de estudo tinha que ser também o seu observador. Uma teoria que juntaria segundo ele, tendo a história como pano de fundo ou escopo que seria capaz de produzir um movimento ideal, daquilo que poderia ser entendido como algo real. Para Marx não há como experimentar a filosofia sem antes aboli-la. Marx pôde apenas postular, mas nunca ver os resultados da sua Praxis-teórica.

Um espírito robusto, que pode ser visto hoje como um dos maiores e mais importantes pensadores de uma filosofia voltada mais para o estudo social do que para o pensamento metafísico, que mesmo seu mentor, Aristóteles, muito produziu, a meu ver, inutilmente. Marx supera em muito outros que ensaiaram sobre este tema: a miséria social da humanidade.

Evan do Carmo
Enviado por Evan do Carmo em 09/05/2009
Reeditado em 11/05/2009
Código do texto: T1584360