Pena de morte no Brasil? Adivinha quem morreria!

Fico preocupado quando ouço um brasileiro defender a pena de morte para este país. A alegação é de que o Brasil estão cheio de criminalidade que só a pena de morte resolveria. Vamos raciocinar: Temos corrupção em todas as esferas de poder (nos municípios, nos estados, na federação. E nos três poderes: Judiciário,legislativo, executivo.

Aqui eu faço uma pergunta: Que tip de pessoa está investida de poder para nos julgar, para legislar, para nos executar? Alguém dá credibilidade a esse pessoal? O congreso nacional já teve boa fama? O judiciário é cheio de equilíbrio, honestidade a toda prova? O executivo, meu Deus, não sabe o que é corrupção, mutreta e tramóia?

O Brasil tem a fama de ter um judiciário que solta, enquanto a polícia peleja para prender. Polícia prende, juiz solta, juiz mantém preso, desembargador solta. O negócio é soltar. Aqui tudo corre às soltas. Não há quem segure as rédeas. Aqui nós temos duas vocações: Sambar e comer pizza. Tudo acaba em samba, tudo acaba em pizza. Se, porém, o ilícito for cometido por pessoas de bem (pequenos delitos, furtos para saciar a fome) aí a coisa pega! É cadeia na certa.

Agora, você imagine alguém ser condenado à morte e ir para a forca, ou cadeira elétrica, ou câmara de gás ou injeção letal. Que revolta eu sentiria quando daqui a dez anos, quando não restasse nada mais que os ossos desse infeliz, a justiça descobrisse que matara um inocente! Como ela poderia reparar o mal que fez? Ressuscitando o morto inocente? Você nao ficaria revoltado, leitor? Você não se indignaria, leitora?

Além do mais, o cidadão que comete crimes é por ser imperfeito. Deve pagar? Sim.Mas não com a vida, que édom de Deus. Matar é crime e o Estado que mata é mais culpado do que o cidadão que mata, pois o estado mata de caso pensado, de modo frio e calculista.

Pense, portanto, mil vezes, reflita até o fim de sua vida antes de abrir a boca para defender a pena de morte. Ela serviria para exterminar os pobres, seria umamaneira de "acabar com a pobreza". Desse jeito, deixemos os pobres vivos mesmo.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 08/05/2009
Código do texto: T1583444
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.