O FARISEU DE HOJE 2
Ler Mateus 5 : 17-20
Leio e releio a bíblia em busca de entender sua essência, e cada vez que encontro a palavra fariseu, uma curiosidade se acende em mim e procuro entender o que Deus tenta falar comigo, através dele, e mais uma vez vejo apalavra fariseu....
Jesus sobe ao monte e fala a respeito do cumprimentodas leis, de quão é importante não violar nenhum mandamento, e diz ainda que se nossa justiça não exceder a deles de modo nenhum entraremos no reino dos céus.
Mas... espera um pouco. Como exceder a justiça dos fariseus, eles são muitos zelosos em relação as suas convicções, e além dos 10 mandamentos obedecem ainda 613 leis, com muito cuidado pois estão sob pena de alta punição caso descumpram alguma delas.
Eles são irrepreensiveis em relação a sua lei... então como exceder sua justiça?
Os fariseus andavam sempre preocupados em não violar nenhum lei, e com o tempo acabaram esquecendo de quem criou as leis e o motivo pelo qual elas foram criados, aprenderam a usar a lei em benefício próprio e esqueceram completamente de ter misericórdia daqueles que não seguiam suas leis.
E eu onde me encaixo nessa história de fariseu, se já nem tenho 613 leis para seguir?
Pra essa pergunta respostas não me faltaram... Lembrei das várias leis implícitas que eu sempre fiz questão de seguir sem perguntar se aquilo realmente era importante para Deus, nem ao menos me perguntava no que que tais leis influenciariam no meu caráter, na verdade meu caráter diante de Deus pouco importava, e sim o caráter que as pessoas achavam que eu tinha diante dele.
As leis que cumpri:
Domingo 18:00 hrs , arrumo-me. Procuro uma bela roupa de modo que minha barriga e meus ombros fiquem devidamente cobertos, afinal não vamos a qualquer lugar, vamos a casa do Senhor. Chegando a igreja cumprimento a todos com a paz do Senhor, ainda que eu não esteja sentindo essa paz, mas é preciso mostrar a todos que estou bem, afinal Jeus me deu nova vida. Sem conflitos. Sigo as regras.
Começa o louvor então eu fecho os olhos para demonstrar que estou em perfeita sintonia com os céus, ainda que meu pensamento não esteja ali, meus olhos permanecem fechados e minha boca tenta repetir o louvor de maneira mecânica.
O louvor termina e eu me sento para ouvir os avisos, e logo em seguida, é hora da palavra, fico de pé em reverência a santissima palavra, ainda que minhas pernas já não aguentem mais estar de pé depois de eu ter passado o dia correndo atrés de meu filho pequeno.
O pastor indica o livro o captulo e o versículo, nem mesmo chegou o terceiro versículo e eu já nem lembro mais o que dizem os outros dois primeiro, mas isso não importa o importante eu que eu estive de pé em reverência a palavra do Senhor.
Acaba o culto e num breve intervalo antes de irmos pra casa converso com alguns irmãos para contar-lhes a bençãos da semana , afinal todo bom crente tem que dar testemunho de vitória ou de provação de satanás.
Nos outros dias da semana também tinha minhas regras a cumprir, orar sempre para não cair em ciladas, jejuar sempre que via alguém sem-jeito, e pedir a Deus que tivesse misericórdia daqueles que não tiveram a sorte que eu tive de ter todos os seus pecados lançados no mar do esquecimento.
Essas leis eu cumpri... e ainda muitas mais.