Ensaio sobre o amadurecimento da alma

PESSOAS MADURAS:

Pode-se dizer que estamos maduros quando:

... não nos importamos mais com os cheiros e ruídos que saem dos nossos corpos.

... sabemos adiantado o que vai acintecer diante de uma situação, e não erramos!

... quando as dores já não mais nos assustam, apenas nos fazem lembrar que

estamos vivos

Pessoas maduras...

...não se importam com os ruídos e cheiros que saem de seus corpos.

...sabem quase todas as respostas pra quase tudo, e quase nunca erram.

...não se assustam diante das dores, apenas que com elas lembram-se que estão vivos.

...não acreditam mais em fantasias, e nem espera que um milagre possa acontecer. Sabem que vivem de acordo com aquilo que planejaram para si.

...não brigam mais com as crianças, e sentem pena por saber que um dia elas ser´~ao velhas, e toda a juventude terá passado também para elas.

Pessoas maduras...

...não comem até ficarem estufadas, se alimentam com sabedoria, sempre pensando em dois fatores: economia e saúde.

...tomam banhos mais rápidos e sempre apagam a luz.

...não deixam sua coisa espalhadas pros outros juntarem.

...gastam pouco com bobagens e muito consigo mesmas.

...raramente atrasam um pagamento.

Pessoas maduras...

...sempre sabem o que dizer diante de cada situação.

...não aprovam crises de rebeldia, principalmente as dos rebeldes sem causa.

...guardam as ferramentas no mesmo lugar de sempre.

...sabem fazer as coisas sem derramar, sem espalhar, sem perder peças, sem gritar!

...acordam mais cedo do que quando eram jovens, e esse arrependem do tempo que já perderam dormindo.

Pessoas maduras...

...se irritam com facilidade com os imaturos, pois como já sabem quase todos os resultados, gostariam de ser ouvidos quando dão um conselho...

...não têm paciência com futilidades, pois não gostam de perder o tempo que poderiam gastar simplesmente passeando ao ar livre!

...não admitem a mentira, pois conhecem muitos resultados desfavoráveis que ela pode causar.

...já não dizem mais que devemos fazer aquilo que manda nosso coração, principalmente em se tratando de finanças, ou casamento.

...admitem ter errado muito antes de começarem, já maduros, a acertar um pouquinho.

Pessoas maduras...

...já não mentem mais pra si mesmas.

...sabem olhar-se no espelho com sobriedade e equilíbrio.

...cantarolam qualquer coisa enquanto fazem tarefas que antes as teriam ‘’matado’’!

...esperam a vez, e muitas vezes cedem a outros mais necessitados ou impacientes a sua vez, só para exercitarem a generosidade que aprenderam com os coices que a vida deu.

...rezam, ao invés de maldizerem os acontecimentos.

...acreditam em Deus, pois se lembram de todas as suas descrenças, falsidades e falhas anteriores, e sabem que se sobreviveram a tudo isto é porque, com certeza, há um Deus que as protegeu dos infortúnios e conseqüências.

Pessoas maduras...

...não ligam mais pro que os outros dizem! Isto não tem e nem nunca teve a menor importância!

...sabem criticar pegando o ponto certo do problema, arrancar o mal pela raiz, agora, se tornou fácil.

...quando brigam, vencem.

...sempre têm razão.

...raramente erram quando dizem que vai chover.

Pessoas maduras...

...sabem que certas amizades conservadas às custas de muita rebeldia no passado são passageiras e inúteis. Que mais valia terem ouvido seus pais!

...amam incondicionalmente, e são mais tolerantes aos arrombos inconseqüentes da juventude que os jovens são com suas manias inofensivas.

...já não discutem mais sobre certos assuntos, aprenderam a duras penas que uma Pessoa Madura nunca é ouvida, exceto por outra Pessoa Madura.

...sabem que a vida é valorosa demais pra ser tratada como brinquedo e se pudessem fazer tudo de novo fariam com base no que uma Pessoa Madura dissesse.

Pessoas maduras...

...gostariam de ‘’nascer’’ de novo.

...iriam pra escola todos os dias e fariam a lição de casa duas vezes por dia.

...comeriam tudo que seus pais mandassem.

...nunca mentiriam pra não perderem o prestígio de pessoas maravilhosas como seus parentes mais próximos, por exemplo.

...se casariam em boa idade, depois de terem se divertido muito sem nunca prejudicar ninguém.

...não sairiam com o carro em alta velocidade, assustando os outros e colocando muitas vidas em risco.

...não ouviriam as músicas que gostam tão alto, pra não serem obrigados a ouvirem as que não gostam na mesma altura.

...não se preocupariam com as coisas da moda momentânea, e leriam muito mais, só pra ter o que dizer à mesa com conhecimento e sabedoria, pois agora sabem o quão gostoso são os elogios, muitas vezes valem mais que dinheiro.

...dormiriam no colo do pai no sofá da sala até depois dos 20 anos, só pra aproveitar a companhia.

...beijariam mais suas mães e fariam coisas pra elas, como limpar o próprio quarto.

...iriam pregar a paz sem motim, amar os animais e poupar os recursos naturais.

...iriam ouvir, e até anotar, tudo o que uma Pessoa Madura lhes dissesse.

...mas, uma Pessoa Madura tem, nesse exato instante, plena consciência de que não teriam madurado bem se não fosse pelo que deu errado, pelo que doeu, pelo que causou prejuízo, ofendeu e marcou seu caminho.

Saiba que ser uma Pessoa Madura é descobrir que a vida é uma escola e que os veteranos têm a obrigação de orientar os calouros, mas nunca freqüentarão juntos as mesmas aulas, mas aprenderão as mesmas coisas com elas. Só tem uma coisa que um jovem poderia aprender agora, na teoria de uma Pessoa Madura, pra não ter que aprender tardiamente, na prática, quando então já for muito tarde pra evitar as conseqüências:

“A vida é curta e não importa com que idade ela termina. No último momento, quando ela acaba, parece até que ela nunca existiu, de tão bom que era estar vivo. Vamos preservar tudo de bom que pudermos, de atitudes a teorias; de bens materiais a recursos naturais. As pessoas maduras acham que muita coisa está sendo desperdiçada, e devem saber o que estão dizendo.”