Iconoclásticas III - Sobre dietas que fazem engordar

A moda atual, contrária às recomendações dos mais antigos, mas endossada pelos que lucram com dietas, consiste na recomendação de que se coma muitas vezes por dia.

Os que lucram com a obesidade alheia parecem sugerir, contrariamente a todo o bom senso, que a ingestão constante de alimentos, de algum modo, reduziria a fome das pessoas favorecendo-lhes assim a redução de peso, coisa almejada pela maioria hoje. Fico imaginando a tentação constante na mente dos que desejam emagrecer, e nesse afã se vêem cercados por alimentos durante o dia inteiro.

Convém lembrar que os criadores de animais, desde tempos imemoriais, fazem uso da mesma tática, embora com finalidade exatamente oposta: a de engordar sua criação. Assim, fazendeiros engordam seu gado de corte, bois, cabras, galinhas, porcos e qualquer outro animal criado para o abate, estimulando-os a comer incessantemente, enquanto criadores de cães, que não os desejam obesos, são orientados a alimentar seus animais apenas uma vez ao dia (fabricantes de ração recomendam duas).

Surpreendeu-me a velocidade com que a crença nesse mito paradoxal de que a ingestão constante de alimentos deveria acarretar emagrecimento se alastrou pela população, o que evidencia o quanto os obesos desejam se enganar. Claro está também que os que auferem lucros da gordura alheia fecham os olhos para tamanho despropósito e estimulam a crença absurda.

Aliás, já perceberam que os que vivem fazendo dietas estão sempre ganhando peso?, mas isso é outra história...