Um Ensaio Sobre a Vida
Aprendi que a vida é um risco que corremos. – e como corremos. Corremos o tempo todo.
Quando se olha o relógio, já são 8h: 01min e já perdemos muito tempo. O mundo já mudou e nós nem vimos. Sabíamos que seriamos o futuro, mas agora somos obsoletos. E se fomos tão modernos, agora somos tão caretas. Se éramos o amanhã, agora somos o passado.
A explicação é simples. Já lemos em algum manual. – são tantos né? O mundo não espera – e as suas voltas custam caro. Tecnologia e tradição não se casam, e seus filhos são inférteis.
8h: 02 min. Pedro hoje têm 9 anos, joga futebol e sonha em ser astronauta. Maria tem 12 anos e brinca com suas bonecas, e dorme com seu urso “Ted”. 8h: 03min. Pedro hoje tem barba e cabelo no “suvaco”; toca numa banda e já sonhou com palcos e platéias. Maria tem três filhos e a rotina a cansa e rança, sua filha mais velha a odeia, e ela não entende por que. 8h: 04 min. Pedro enfim se aposenta e sonha com um futuro melhor. Maria descobre que sua filha morre após uma overdose.
Corremos o risco de ser felizes, ou de ser tristes. De termos sonhos e eles se tornarem ruínas. De chorar, e às vezes sorrir. De viver de “verdade” ou de “mentiras”. Não é fácil viver. Por que nenhum livro explica, nenhuma ciência tem a solução. Ninguém sabe a cura pra um dia de tédio, e imploramos por silêncio e um copo de água potável. Temos medo da morte por que é mais fácil viver. E a vida já se jaz por que morremos a cada dia. E não eram esses os planos. – tenho certeza.
Corremos o risco por que o ônibus ta atrasado - ou por que nos atrasamos pra vida. Por que fomos comprar a pipoca e acabou a sessão do cinema. Por que a bateria do relógio acabou, e pairamos sobre a incerteza: “Vou ou não vou?”. – Talvez tenha sido por medo, ou por não termos tempo a perder. E assim perdemos a festa. - a festa. Ah, que festa!
Bom, o manual diz que foi melhor assim. Não tínhamos tempo, não haveria tempo a perder. E os jornais afirmam: “Perderíamos tudo. O emprego, o bom senso e a razão. Meio e fim, partida e principio.”
...Mas não estaríamos nem aí. Encontramos o que cobiçamos o tempo todo: - A VIDA!
8h: 05min. O ônibus atrasou, a ficha caiu, a festa acabou. – ah, a festa. Ah que festa!