Deus : marionete ou manipulador
Há dias venho pensando sobre como vemos Deus, e nisso incluo principalmente a mim. Geralmente não agimos da mesma forma, não passamos a vida inteira vestindo o mesmo estilo de roupa, não cortamos o cabelo sempre com o mesmo corte , nem sequer temos os mesmos principios durante a vida, porém temos um a tendência a rootizar Deus.
Não há um só ser humano, nem mesmo Freud, que conseguisse enteder de fato a mente humana, e olha que todos os dias estamos cercados de pessoas que nos dão um amplo laboratório para que possamos entender como o ser humano reage em diversas situações.
Nós não conseguimos enterder a nós mesmos, e achamo-nos capaz de entender a Deus, seus propósitos, suas virtudes, seus motivos... Vários e vários teologos e filosofos discutem suas diferentes vertentes que no fim acabam por se resumir em duas:
Uma afirma de maneira discreta que Deus é manipulador, não o diz com tais palavras , mais crê que Ele criou o mundo e que tudo que acontece em nossas vidas tem um significado para Ele, crêem que ele nos conhece de muito antes do nosso ventre , sendo assim ele já saia todos os nossos dramas, doenças, e virtudes.
Não há uma só coisa que aconteça no universo que não passase antes pela sua supervisão, se um estuprador faz o que faz é porque assim Deus o permitiu com alguma finalidade, de um suposto bem maior para a sua vitima.
Com certeza Deus me conheceu antes mesmo que eu me formasse, mas as circuntancias da minha vida e de meus antepassados influenciam diretamente no modo como eu sou, e não um controle remoto divino que age movimentando suas marionetes para estudar suas reações.
Existem também alguns que agem como se Deus fosse marionete, mais discretamente ainda estes difundem suas idéias, achando que Deus não existe sem o nosso amor e obediência.
Crêem que um grupo seleto de pessoas é beneficiado pelo amor dele, pelo simples fato de ter crido em sua história, estes são os que dão o dízimo para que as bençãos caiam do céu sem médidas, os que fazem jejum e mais jejum em busca da cura divina.
Quase sem perceber este tipo de pessoa não está interessado em sentir o amor de Deus mais sim em receber uma recompensa por ter crido em seu amor, e tratam-no como uma marionete, que quando o manipulador levanta uma corda o boneco levanta o braço, e assim segue... Deus eu oro e tu concede, eu jejuo e tu abençoa, eu dizimo e tu prospéra, levanta a corda e deus mexe o braço.
Na verdade o que o Deus que se fez home na forma de Jesus é, manipulador ou marionete? Em algum relato da biblia ele se deixou manipular ou manipulou alguém? Não conseguimos nos entender, e seriamos capaz de entende-lo? Deus teri nos criado seres tão complexos para simplemente nos manipular e ter alguma diversão?
O que fez Jesus senão viver e amar e o que nos mandou fazer senão imita-lo. Como podemos querer acorrentar Deus em pensamentos nossos,julgando conhecer seus pensamentos, quando não sabemos o que pensamos? No fundo somos arrogantes discutindo o que não conhecemos e esquecendo de aproveitar o dom que sabemos que foi dado por ele: A VIDA!