Mini parecer sobre leitura.

Mini Parecer sobe Leitura

Há dias em que um escritor não consegue produzir nada de excepcional. Mas o fato de lhe faltar uma inspiração ou um insite, não quer dizer que ele não possua grande eloqüência para disertar sobre qualquer tema. Não é comum para quem não escreve perceber isso que digo. Saturamos-nos às vezes com tantas idéias que ficamos sem saber por onde começar.

Eu tenho um a lista infinita de projetos para levar a termo, alguns romances pra lá do meio. Livros de poesia que reclamam a minha atenção diária. Prefiro ler a escrever, porem, o hábito compulsivo que adquiri com a leitura me rouba muito tempo, que seria dispensado para meus projetos literários inacabados. É intrigante para quem não sofre deste mal: a vontade de chegar ao fim do túnel do conhecimento humano filosófico. Já me debrucei sobre Proust, sobre Harold Bloom, que poderia ser uma pós-literária sobre toda obra escrita universal. Sobre a obra de Homero, Platão. Sobre a obra do Nilton o paraíso perdido, Cervantes, “Don Quixote”, Shakespeare e toda sua prole incomparável. Goethe a representação da arte germânica, Nietzsche o grande educador imoralista. Schopenhauer, o pai da depressão. Voltaire o único Frances não hipócrita, Kierkegaard e Descartes. Machado de Assis, o gênio original, só para citar alguns que não poderia deixa de fora do meu parecer. Esqueci-me de Kafka e Espinosa, Liev Tolstói, Dostoievski e Estendal, Erasmo, o grande crítico da igreja, Dante, Alfred de Musset, Albert Camus, Sartre, Marx e Proudhon, Etc. O que mais poderia informar. Basta para qualquer cabeça inculta pirar.

Mas existem outros como Emerson, o grande filósofo americano. William Reich, e Freud que são leituras de fato obrigatórias. Não vale apena citar os poetas que passam de mil, que li e reli suas obras, pois para mim são indispensáveis. Em contrapartida a filosofia é o estudo da morte, não indico nesta lista aqueles que são mais perigosos. Todavia para quem quiser fazer um estudo cabal sobre obras importantes. Indico que deve começar lendo a bíblia. Sim lá está a origem de toda literatura ocidental. Leia eclesiastes e o livro de Jó que já não será a mesma pessoa inculta de antes. Vá aos poetas, por Fernando pessoa, depois leia Olavo Bilac. Não deixe de ler Florbela Espanca. Obra indispensável para um bom intelecto é Camões... A vida dos os doze Césares Suetonio... Biografias importantes dos grandes pensadores se não puder ler toda obra: Gandhi, Buda, os sábios gregos. Também os pré-socráticos. Parte disso é um pouco do que li e releio. Um grande imperador Marco Aurélio, Sêneca, Cícero chega? Comece já se quiser entender o que se passa na cabeça de um escritor em um dia em que ele não consegue produzir nada dentro dos seus projetos inacabados... Hoje foi para mim um dia desses.

Evan do Carmo

Evan do Carmo
Enviado por Evan do Carmo em 22/03/2009
Reeditado em 24/03/2009
Código do texto: T1500103