Aprendi - Parafraseando Shakespeare

Aprendi que:

Quando a Roda da Fortuna gira para a gente, de nada adianta se debater, chorar, reclamar, fazer promessas, revoltar-se, sentir-se o último dos mortais. Ela só vai parar no exato momento e lugar que tiver que parar.

A isso dão o nome de destino, contingência, fatalidade.

Só que são nossas escolhas que nos levam a essa consequência necessária. Temos que cuidar de nossas escolhas!

Aprendi que:

Não temos controle algum sobre nada. Que até nossa mente, se permitirmos, nos comanda e que é preciso muita vontade, disciplina e treino para conseguir domá-la. Um jeitinho milenar: experimente a meditação!

Faça essa experiência!

Não é magia é treino!

Aprendi que:

Amigo, é aquele que fica do nosso lado sem muitas vezes estar presente, sem muitas vezes nos pegar no colo, e muitas vezes nos chamando à razão.

E o mais incrível, inimigo de fato, é nosso professor. Não fosse ele, pararíamos na inércia da contemplação e morreríamos de tédio. Se precisamos de paciência, é com ele que a desenvolvemos. Se precisamos de perdão, é com ele que praticamos. Se necessitamos de compreensão, é sendo questionados, confrontados que percebemos o que nos é necessário para o entendimento e crescimento.

O Inimigo, só está fazendo o que sabe. Nós é que nos embolamos em nossa emoções,resistência e nos perdemos, porque só o que nos afeta é o que nos desperta.

Aprendi que:

Os sonhos quer realizáveis ou não, nos impulsionam para a luta e para a frente.

E que as decepções, que muitas vezes nos colocam em frente a uma porta trancada, podem transformar-se em aprendizagens e soluções se não ficarmos chorando e fixados em frente a essa porta .

Mas se dermos um passo para trás, poderemos ter a oportunidade de achar janelas abertas.

.

Aprendi que:

A gente deve seguir a nossa intuição, mas que certifiquemo-nos racionalmente que é de fato intuição e não acomodação, medo, fuga.

Mas se mesmo assim, a gente se equivocar, lá na frente a gente descobre que somos humanos e passíveis de erro.

E mais importante, não é com o erro que aprendemos e sim com sua correção.

Aprendi que:

Felicidade é algo que por mais que nos esforcemos para trazê-la para dentro de nós, só a conquistamos quando descobrimos que ela não está nas coisas exteriores e sim bem guardadinha dentro de nós esperando pra manifestar-se!

Felicidade pode ser e é eterna quando aprendemos o desapego do exterior, nos sentimos parte integrante desse grande organismo que é a natureza e percebemos que não somos proprietários de nada, somente zeladores!

Darlene Polimene Caires
Enviado por Darlene Polimene Caires em 11/03/2009
Código do texto: T1481892
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.