A escalada

Outro dia li uma matéria de uma repórter que resolveu acompanhar um grupo de alpinistas numa escalada ao Aconcágua. Fiquei muito impressionada com o relato dela. Percebi uma certa simetria em escalar montanhas com bem viver. Imediatamente copiei a lista de seis tópicos que ela aprendera . Achei formidável! Como numa “simples” escalada pode ser colocado em prática o sentido real da vida teoricamente argumentado. A lista:

- É possível viver só com o que cabe numa mochila.

- Até uma pedra pode ser confortável. Depende de você.

- Em vez de desafiar a montanha, integre-se a ela.

- Ninguém vai carregar você.

- Na convivência em grupo, bom humor e compreensão valem mais que tudo.

- Chegar ao topo é uma meta, não uma questão de vida ou morte. Importante é subir.

Muitas vezes em nossa vida nos atropelamos com nossas ambições, manias exageradas de conforto, competições, estresses de todos os tipos e esquecemos que a vida é simples, realmente simples. É claro que por acreditarmos que somos seres superiores e merecermos uma gama de supérfluos, muitas vezes nos desviamos dessa simplicidade. Daí, conseqüentemente, ficamos infelizes, doentes.

Como conciliar desejos e ambições com realização e felicidade? Novamente olhei para a lista e lá estava a resposta:

- É possível viver só com o que nos preenche, nos completa, o real. Procure o que é real. Vai se surpreender com sua descoberta.

- “Até uma pedra pode ser confortável. Só depende de você. ”A dor existe; o sofrimento pode ser opcional”.

- Em vez de lutar contra a vida resistindo à inútil exaustão, integre-se a ela. Aceite-a!

- Por mais que nos sintamos sozinhos, desamparados, os últimos dos mortais, ninguém vai carregar a gente. Temos que voltar para dentro de nós mesmos e reunir forças para poder continuar a jornada. Pois, ninguém pode nos carregar porque cada um tem a sua própria carga. O que pode nos acontecer é no meio do caminho alguém nos estender as mãos e caminhar ao nosso lado.

- Nada mais nos alenta a jornada que pessoas alegres e otimistas. E se estivermos tristes e derrotados, que a gente se permita contagiar com a alegria e o otimismo dos que passam por nossa vida. Em muitos momentos, essa é a luz que ilumina nosso caminho.

- Embora pareça contraditório, viver não é uma questão de vida e morte. Morte é o que há de mais certo. Porém, a vida é o que há de mais desafiador e mágico. É o fazer desse instante a própria eternidade. (Darlene,18/01/07)

Darlene Polimene Caires
Enviado por Darlene Polimene Caires em 06/03/2009
Código do texto: T1473077
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.