Vacina natural contra dengue (uma especulação)

A virulência da dengue é extremamente variável, de modo que algumas pessoas infectadas não apresentam nenhum sintoma, outras, apenas os de uma gripe, outros ainda, os de uma gripe fortíssima e muitas dores, e, em casos extremos, a doença acarreta a morte.

O mosquito causador da doença está disseminado por todo o país.

Em Brasília, onde morei, o mosquito transmissor de dengue pode ser encontrado em extrema abundância.

Apesar dessa quantidade enorme, os casos de dengue na cidade são bastante raros.

Tudo isso sugere a existência de linhagens agressivas e outras brandas (há outras possibilidades, como influência de alterações ambientais)

Se existem linhagens brandas do vírus elas provavelmente são encontradas em regiões nas quais, apesar de infestadas pelo mosquito, existem pouquíssimas notificações clínicas da doença.

A contaminação da doença assintomática existente nessas regiões acarretaria imunização contra o vírus agressivo encontrado em locais como o Rio de Janeiro.

Se todas essas suposições forem corretas, uma vacina natural consistiria pura e simplesmente na infecção do vírus brando efetuadas pelo mesmo inseto causador da doença.

ALERTA: Tudo isso é meramente conjetural, suposições a conferir.

Acrescentado em 11 de abril de 2009.

Uma objeção que me veio à mente foi o fato de que existem três tipos de vírus causadores de dengue, o que torna implausível a hipótese de três linhagens locais assintomáticas, uma para cada tipo. Essa objeção sugere alguma variável ambiental, tal como a baixa umidade, evitando a sintomatologia da doença, o que me pareceria igualmente fantástico. Resta-me supor que a linhagem de mosquitos Aedes que infesta o Distrito Federal seja outra, muito menos virulenta.

Terminada a redação desta objeção fui vasculhar a Wikipédia que me sugeriu ser essa última hipótese a mais provável. Acabo de encontrar o seguinte verbete na Wikipédia sobre o mosquito Aedes albopictus:

Demonstrou-se, em laboratório, que populações do Brasil podem transmitir verticalmente os vírus dengue 1 e 4... ...e que possa ter importância na transmissão de vírus da dengue[4]. No entanto, estudos recentes demonstram que as suas taxas de infecção por este último vírus são baixíssimas, em áreas em que o mosquito Aedes aegypti está infectados (sic) em taxas bem mais altas (grifo meu).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_albopictus

Imaginando agora que essa espécie substitui sua prima no Distrito Federal, o que justificaria a baixa infecção de dengue por lá. Mas a sugestão meio óbvia de introdução desse outro mosquito em áreas infectadas pela dengue seria muito arriscada pela possibilidade de disseminação de outras doenças.

Bem, acho que vale conferir tudo isso, mera especulação distante.