CONFLITO DE GERAÇÕES

Se pesquisarmos um pouco perceberemos que em todos os tempos da história da humanidade, entre os homens de uma época e a geração seguinte sempre houveram divergências que culminaram em incompreensão e intolerância , originando os conflitos entre novos e velhos.

O conflito de gerações continuará a existir, e sempre será proporcionalmente maior a quanto mais às pessoas se mantêm apegadas há um tempo, a um lugar, a um modo de viver , a idéias, a conceitos e a preconceitos

O conflito se baseia na necessidade do indivíduo , na maioria das vezes , de pertencer a um grupo, a algo maior do que ele mesmo e muitas vezes esse grupo é identificado não pelo que é , mas justamente pelo que não é, pelas coisas com as quais não concorda, isto é, por negação e não por afirmação , outras vezes é identificado pelo aspecto e não pelas idéias.

Na realidade o que ocorre é procura da geração seguinte pelo seu espaço , pela sua identidade , pelos seus símbolos num mundo governado pela geração anterior , ela luta em busca de suas bases e valores , é nesta caminhada que ocorrem os atritos , pois uma não admite ter seus valores questionados pela outra , o dialogo se extingue e com ele o aprendizado de ambas as partes pode ser comprometido.

Não se iluda pois este processo é generalizado , inclui família , religião , sociedade e organizações

Veja por exemplo como historicamente os profissionais de diferentes gerações norte-americanas e disseminadas pelo mundo lidam com a carreira:

Os chamados Baby Boomers , para essa geração, que nasceu de 1946 a 1964, a empresa vem em primeiro lugar e a realização profissional está atrelada a empregos duradouros , as pessoas estão acostumadas trabalhar em equipe, acreditam no poder da hierarquia e seguem à risca as políticas corporativas.

Já para chamada Geração “X” , as pessoas que vieram ao mundo entre 1965 e 1980 e testemunhou na família o impacto de perder o emprego no qual se planejara ficar a vida inteira , passaram a repudiar o estilo "viver para trabalhar" e começaram a valorizar a vida pessoal. Foi essa a geração da Paz e o amor e do Festival Woodstock.

No caso da Geração “Y” , aqueles nascidos a partir de 1981 , que cresceram na época da globalização e da internet , influenciados pelos yuppies* , trabalham individualmente com foco nos resultados , processam informações rapidamente, são flexíveis , individualistas , competitivos , acostumados a fazer escolhas , e fazem questão de produzir conteúdo, não apenas recebê-lo pronto , por isso adquiriram uma atitude questionadora que acaba colidindo com o modelo tradicional de hierarquia.

Com essa diversidade cultural acima dificilmente é possível evitar o conflito se não houver flexibilidade e dialogo de ambas as partes , o mesmo ocorre com as diferentes nações diante do desafio da globalização , mas lembre-se de que todo o processo de mudança começa em você , com a sua atitude diante de seus filhos , colaboradores e sociedade.

* Yuppie é uma redução da expressão inglesa "Young Urban Professional", ou seja, Jovem Profissional Urbano , é utilizada para referir-se a jovens profissionais entre os 20 e os 40 anos de idade, geralmente de situação financeira intermediária entre a classe média e a classe alta. Os yuppies em geral têm pouco tempo de formados em universidades, trabalham em suas profissões de formação e seguem as últimas tendências da moda

“Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exato, no momento oportuno, com o propósito justo e de modo correto, isso, não é tão fácil.” Aristóteles - Ética a Nicómaco

CONFLITO DE GERAÇÕES

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1. "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã,porque essa juventude é insuportável,desenfreada, simplesmente horrível."

3. "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4. "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos.Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.

Então, revelou a origem delas:

A primeira é de Sócrates (470-399a.C.)

A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)

A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.

E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 anos de existência.

O conflito de gerações é normal e a geração que está sendo substituída sempre tenta diminuir as capacidades da que está ascendendo. Porém, toda Juventude tem poder de transformação, e deve usá-lo para criar sociedades mais justas.