De onde nasce a Corrupção?

Ultimamente temos passado por varias situações que nos evidenciam onde a corrupção se faz presente, campo político, repartições públicas, são algumas referências relacionadas ao assunto. Mas para adentrarmos neste contexto, precisamos aprofundar nosso conhecimento a respeito do tema, o que se entende por corrupção, de onde nasce, são algumas perguntas que precisamos responder.

Pois bem, a conduta que lesa alguém ou um sistema em favor de si próprio pode ser uma das definições encontradas para o termo, mas de onde nasce? Da natureza humana ou da condição social? Em outras palavras, é algo inato ao ser humano ou é implantado por um sistema? Nestas duas vertentes, trilhamos caminhos distintos, que nos dão dimensões bem diferentes, mas, ao mesmo tempo próximas, se dissermos que a corrupção é algo inato ao ser humano, estamos afirmando que todos, sem exceção, somos corruptos, por outro lado, se dissermos que é algo inserido no sujeito por determinada organização, estamos dizendo que somos manipulados, como marionetes que não questiona e sem vontade própria.

Difícil optar por uma das respostas, talvez porque ela desvele o que escondemos sobre nós mesmos, talvez porque temos um pouco das duas respostas. O fato é que relacionamos corrupção somente com política e nos esquecemos que também contribuímos com algumas atitudes, para o estabelecimento desse conceito.

Temos algumas frases e atitudes que ao primeiro momento pode nos parecer exemplo de esperteza, mas não é. Frase como: “jeitinho brasileiro” e atitudes como de a tirarmos proveito, por possuirmos parentesco com alguém importante, ou quando usamos de nossa profissão para obtermos algumas regalias, as famosas “carteiradas”.

Todas essas atitudes refletem na forma que as pessoas de outros países enxergam nossa cultura. Mas a questão aqui é outra: Temos uma cultura corrupta ou corrompem a imagem de nossa cultura?

Qual seja a nossa resposta, demonstra que temos de nos inserir nessa questão, ou seja, contribuo para que minha cultura seja corrupta ou contribuo para uma imagem denegrida dessa. Ao partimos do conceito de cultura que temos, teremos uma base sólida para chegarmos à uma resposta sobre a origem da corrupção, pois somente será possível se olharmos para nós mesmos como responsáveis pela imagem de tudo que se diz respeito da cultura brasileira.

Deus vos guarde

Ricardo Fungachi