CAMINHOS DO SABER

Revelar, do latim revelare, e a raiz é velum, véu, que quer dizer, sair de sob o véu ou de forma empírica: descobrir. Logo, a Doutrina Espírita é uma revelação que surgiu pelas mãos de Allan Kardec, sob a orientação do Espírito da Verdade, no momento exato em que o mundo se preparava para entrar numa fase superior do seu desenvolvimento.

A evolução humana sempre se encerra com uma síntese conceptual. Então, a Bíblia é a síntese da antiguidade, assim como o Evangelho é a síntese do mundo greco-romano judaico. E O Livro dos Espíritos a do mundo moderno. Pedra fundamental de toda codificação. E ao mesmo tempo o arcabouço geral da Doutrina Espírita. Trata do aprimoramento moral do homem.

Em seguida o mundo recebeu o Livro dos Médiuns com a parte experimental da Doutrina. Posteriormente chega ao conhecimento de todos o Evangelho Segundo o Espiritismo, que podemos dividir em cinco partes: os atos comuns da vida de Jesus; os milagres; as profecias; as palavras da Igreja; o ensino moral. Se as quatro primeiras tem sido objeto de discussões, o ensino moral permanece indiscutível. Aí a incredulidade se curva. E todos os cultos se encontram. É a maior regra de conduta sem distinção de culto. É o princípio de todas as reações fundada na mais rigorosa justiça.

O Espírito da Verdade trouxe também o Céu e o Inferno, onde podemos estudar a cerca dos problemas referentes às penas e gozos terrenos e futuros. Como paraíso, inferno e purgatório.

E ainda a Gênese explicando os problemas genésicos e a evolução física da Terra.

Então, todas as ciências que nos dão a conhecer os mistérios da Natureza são revelações. Elas são incessantes; a Astronomia vem revelando o mundo astral; a Geologia, a formação da Terra; a Química, as leis da afinidade; a Fisiologia, as funções do organismo... Lavoisier, Copérnico, Laplace, Newton, Galileu são reveladores.

O gênio, o é porque tem muitas encarnações, logo, adquiriu muito mais saber e experiências do que os que estão menos avançados.

Deus suscita reveladores para as verdades cientifica, para suscitá-los às verdades morais, que é uma alavanca do progresso.

Deus como inteligência suprema, é o que é. Não comportam dúvidas ou especulações ociosas, definições imaginosas. O homem deve cuidar das suas imperfeições, que atrasa a si e o planeta Terra. Basta-lhe saber que Deus existe que é justo e bom. A negação de Deus é, para o Espiritismo, como a negação do sol. Nada se pode entender sem Deus.

O Universo se define por uma tríade: Deus, espírito e matéria.

A estrutura de O Livro dos Espíritos o coloca entre os tratados filosóficos e seu conteúdo com os aspectos fundamentais do conhecimento. Sua simplicidade aparente é tão ilusória como a da superfície tranqüila de um grande rio.

No sentido teológico da palavra a Doutrina Espírita é uma revelação. A maioria dos reveladores são médiuns inspirados, audientes ou ouvintes.

Deus ao revelar ao homem o faz através de seus mensageiros. O caráter da revelação divina é o da eterna verdade.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 29/12/2008
Código do texto: T1358816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.