Egoísmo: Analfabetos de Alma

Muito se fala sobre o analfabetismo. Sobre os problemas econômicos e sociais que recaem sobre os ombros dos analfabetos, e esses, por sua vez são vítimas do sistema e nada podem fazer, senão viver suas vidas recluídas de analfabeto. Entretanto, não venho falar não dos analfabetos de gramática, mas de uma espécie muito menos rara e mais preoucupante de analfabetismo. Como diz o título, falo sobre os "analfabetos de alma".

Esse termo, "analfabeto", remete não apenas uma pessoa que não aprendeu, mas também uma pessoa que não teve a assistência necessária para desenvolver a leitura e a escrita. No caso desses analfabetos de alma, eles não entenderam real necessidade do "altruísmo" para o desenvolvimento do homem, individualmente e coletivamente. Talvez a vida tenha feito desses analfabetos de alma, pessoas amargas e mesquinhas, invejosas, incapazes de um gesto de carinho. Contudo, se essas pessoas estão nessa condição lastimável - cabe a um altruísta ajudá-lo. Alfabetizar sua alma.

Esses analfabetos nem sempre são pessoas odiosas, quase vilões! São pessoas normais, que se esforçam para serem úteis pra sociedade, mas são incapazes de serem úteis para sí mesmas. São pessoas que não sabem lidar com os problemas que a vida lhes apresentou. Se entregam, se vitimizam. Enxergam o acaso como um inimigo, sempre lhe infligindo dor e desilusões, e não como uma oportunidade de se superar e crescer como indivíduo. Se essas pessoas não conseguem lidar nem ao menos com seus pequenos e grandes problemas, elas são incapazes de ajudar quem quer que seja.

O fato é que assim como no caso dos alfabetizados de escrita, existem também os "alfabetizados de alma". Esses têm a compreensão e a serenidade para lidarem não só com seus problemas pessoais, mas também para aceitarem o fato de eles podem ajudar as demais pessoas com seus pequenos e grandes problemas. Alfabetismo de alma é algo que deve ser passado pra frente, sempre!

Um dos maiores males da sociedade é a depressão por problemas finaceiros e problemas de aceitação social. Nem todos sabem lidar com isso e muitas vezes desistem, redendo-se aos traumas - mas se todos que tiverem forças sobrando ajudassem aqueles que não suportam o fardo de seus próprios problemas, pode ser que o mundo não fosse salvo. Provavelmente ainda haveriam guerras, fome e diferenças sociais... mas sem dúvidas nehuma; o mundo seria um lugar muito mais agradável para se viver.

Essa minha denominação, "analfabetos de alma", é uma denominação recente. Antes dizia "aleijados de alma" - mas aleijados voltam a andar com muita dificuldade, e esse termo me parecia totalmente equivocado.

Tonar-se útil para a sociedade, tonar-se forte, não é algo comparável a levantar de uma cadeira de rodas, mas sim de levantar de sua cama, em uma manhã chuvosa, abrir a janela e ser sorrir, pois apesar de todos os problemas, você está vivo e isso basta.