Liberdade ll

Enquanto a poeira cósmica sofre mutação no imenso espaço unindo partícula a partícula em um processo lento. Aquele corpo estranho vai com o frio fundindo e se emoldurando. Quase sempre esférico talvez pelo núcleo envolto em massa fugir do efeito gravitacional. Milhões de anos no processo compondo o universo. Mas uma lei fatal nos mostra o fim das muita coisa que no caso de estrelas elas entram em um processo dê esmagamento pesando em cima de si e formando uma energia nuclear tamanha que acabam findando em um já conhecido pelos cientistas como buraco negro. Uma espécie de circunferência escura que consome até a luz e todo tipo de energia. Infelizmente o sol também é uma estrela pré-destinada a esta mesma sorte. Pior para nós que já carregamos a morte biológica certa dês do nascimento, mas sesta preocupação levou o home a aventuras no espaço e alem de satélites bem montados temos uma estação orbital que vem somando com países interessado em uma viagem maior, investimentos para uma fuga futura, e aí o x da questão. Certamente haverá um longo tempo na evolução do homem no espaço tão longo que certamente o Brasil terá já ingressado com base construída aqui onde o ângulo da terra nos permite alçar vôo mais barato. Então, como entenderemos uma sociedade espacial que para permitir sua viabilidade depende dês de hoje de outras nações algumas Socialistas, outras tantas Imperialistas e nós democraticamente juntos unidos no mesmo afã de como antigo bandeirantes conseguir abrigo. Mas quais leis regerão lá esta estadia. No livro sociologia de Gilberto Freyre Tomo l, /5 edição pg. 115, Ele Gilberto Freyre Nos diz, Daí pode acertar-se como generalização básica, a de que é sociológico todo estudo cientifico de processo, de forma ou de sistema de interação sócio cultural. E que deixa de se exclusivamente sociológico para tornar se também outra ciência social ou filosofia, psicologia, biologia Ética, todo o estudo que se ocupe exclusiva ou principalmente de produtos sociais ou de substância ou conteúdo cultural. O que não siguinifica que para o estudo sociológico de certas regiões época comunidades problemas, não se possam juntar os dois critérios fazendo-se obra conjunta de sociologia e etnologia, por exemplo. Ou de sociologia e história, pois é quase impossível separar de modo absoluto conteúdo de função, forma, de processo em trabalho de sociologia genética que procure estudar o homem concreto vivo, situado, o homem em existência.

O bi Omo. Dele Gilberto Freyre continuando. Biologicamente, pode se estudar o indivíduo sem status e, por conseguinte, puro o bi Omo sociologicamente não. A biologia se estende porem, ao estudo do ser humano em fase que já se pode considerar de sociabilidade em sua razão ao meio em sua relação a outros indivíduos. Os limites entre a biologia social e a sociologia nem sempre são fáceis de traçar desde que as duas ciências podem interessar-se pela mesma matéria social. Quanto as psicológico social, avança as vezes em zonas francamente cultural e não apenas social considerada por alguns territórios exclusivamente sociológicos, pelos que fazem da sociologia em estudo principalmente de substancia e formas culturais. Destaque-se, entretanto, os seguintes para o biólogo humano e mesmo para o psicólogo social o ponto de vista diante dos fatos sociais, e, principalmente naturalista. O ponto de vista do sociólogo é principalmente cultura embora não lhe possa de modo nenhum ser estranho o critério do naturalista e da história natural do homem social. Assim ao biólogo humano o que principalmente interessa na vida sexual do individuo e no que a mesma vida depende de outros ou no qual a vida de outros depende da condição sexual do individuo e o que sesta série de relação representa de determinando ou, pelo menos exempla o biólogo humano vê principalmente o problema social do sexo em termos de inter relação de macho e fêmea, o sociólogo em termos principalmente de masculino e feminino.

Que já explicam especializações de personalidade e de forma. Especializações mais convencionais ou de cultura dá que cruamente naturais de sexo. Especializações desenvolvidas através de processo sociais e de elaboração cultural, sendo algumas menos consideradas pela natureza- biológica ou puramente psicológica vai pelo estimulo de motivos ou interesse social e cultural sendo as vezes em oposição á própria natureza tal especialização em pessoa social- filho que é o primeiro status social do individuo podendo dizer-se que socialmente começa por ser filho d’algo, esposo, cidadão,pátrio escravo, guerrilheiro,burguês,comerciante, sacerdote,operário,facilitando-a.

Pode deliberadamente esquivar-se ao estudo de tal elemento; mas não ignora sua presença nos fatos de convivência sociabilidade ou societalização de que procura estudar exclusiva, ou principalmente espírito funcional, dinâmica pessoal-social de Smmel.

O sexo de individuo com status, por exemplo, não é condição biológica socialmente desprezível. Apenas em sociologia a condição biológica do sexo é modificada pela situação social e pela significação cultural, que o sexo masculino ou feminino possa ter em diferentes grupos e instituição.

O homem estrelar uma preocupação amparada na realidade nossa e dos nossos antepassados a julgar os milênios de existência do homem na terra.

O problema pode causar uma revolução quando se pensa na possibilidade de não participar de uma empreitada desta, como nação. Já que como Estado republicano Federativo um envio de insumos tecnológico e verbas, não garantiria a participação da Nação como futuros representantes nossos inter - estrelar.

No processo inicial indicado como homenagem a Campos Salles tratei de sugerir um partido da Nação brasileira, tento aqui não justificar os motivos, mas expondo as possibilidades de viabilidade e interesses afins que possa tornar realidade uma empreitada destas.

Quero ainda me valer do conhecimento do Sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, quando ainda no mesmo livro na pg150 diz.

“No sentido especifico uma sociedade humana significa em sociologia qualquer grupo humano “relativamente permanente” como diz o professor Harkins Unidos “por” tradição de origem comum e de destino comum” e capaz de conduzir a seu modo os processos de perturbação da raça de família) e de “convenção” de uso e técnica (o que implica em cultura no sentido sociológica), como se vê, e um grupo que inclui sub grupos interdependentes e especializado na conservação da técnica de guerra por exemplo.Pertencendo a uma sociedade assim compreendido e vários de seus grupos e subgrupos a pessoa social se apresenta “com uma consciência de espécie” ou de status geral o de ser brasileiro por exemplo....

Quero aqui concluir com pedidos de desculpas aos versados em sociologia, pois não é minha intenção afrontar os acadêmicos destas maravilhosas ciências, mas apenas expor minhas idéias como escritor e poeta entusiasta.

Obrigado.

Kiko Pardini.

Tudo é tão eterno.

A terra e seu ontem.

O universo no amanhã.

Até das estrelas o brilhar.

Que a meio caminho,

Nestes passos de agora,

Na corruptivel história,

Da doce vida de outrora,

Clarea a insignificante,

E humana rima,

Que um dia finda.

E a cósmica poeira,

Tera trajetória,

Em espiral sem vitória.