"Os velhos são crianças duas vezes"

Consideramos que a frase: “os velhos são crianças duas vezes”, tenha sido elaborada, por uma densa observação com os idosos, percebendo que após a experiência adquirida, juntamente com as alegrias e frustrações e com a sabedoria que foram adquirindo ao longo do tempo, começam a se libertar desses conceitos que causam angústia ao ser humano, que ao longo da vida, se dedicaram inteiramente ao sucesso de uma carreira, por um reconhecimento que em grande parte dos casos, não geram uma liberdade, e sim, um comprometimento bem maior com sua profissão. Geralmente esse reconhecimento não traz saciedade ao ser humano, ao contrário, é uma forma de incentivar que este busque a se aperfeiçoar cada vez mais, uma busca constante e que não tem um ponto a ser alcançado, ou seja, não é estabelecido nenhum limite à esse ser humano em questão.

Quando esse ser humano tem sua aposentadoria conquistada, mais do que o direito do descanso, é tirado dele, o limite, o ponto. Ficando a este, a sensação na maioria das vezes de incapacidade, no sentido de que se aposentou sem chegar a este limite que na verdade é inalcançável.

Esse sujeito, com idade maior dos que são considerados “produtivos”, no primeiro momento sofre com a falta desse reconhecimento gerado pelas melhorias conquistadas, mas aos poucos, vão conseguindo esquecer essa “cobrança”. O que fazem, o fazem por seu prazer, não pelo reconhecimento de outras pessoas, o fato é que, vão perdendo o compromisso que foi ditado em toda sua vida produtiva, e esse descomprometimento, pode ser interpretado como falta de juízo. Ora, as crianças também, estão neste contexto de falta de compromisso, pois sonham sem a intervenção de um compromisso profissional, ou seja, na verdade deliram sobre determinados aspectos desejados, desejo este que para um adulto é normal para uma criança e não para um idoso.

Portanto, para o idoso esse delírio, esse sonho, esta motivado somente pelo seu ser, o mesmo descomprometimento que experimentou na infância. Para nós, isso é interpretado como loucura, quando afirmamos: “Depois de velho esta voltando a ser criança”.

Precisamos rever o conceito de loucura, e quem realmente se enquadra neste contexto. Nós que corremos atrás de algo inatingível ou os idosos que buscam saciar o que nunca até então lhe foi permitido.