Análise: do Desejo Brasileiro

SOBRE O DESEJO

"Equilibre teus desejos e a realidade, então se verá como um homem feliz e completo." Essa é a receita para a mais doce e atraente entre todas as ilusões.

Decida você se irá mudar teus desejos ou tua realidade, pois apenas ficar reclamando que a "vida lhe é ingrata", convenhamos que é demasiada ingratidão para com a vida em si.

Desejar ver a imponência de um nascer do Sol é um desejo exageradamente simplório, uma vez que você não é cego... Assim como o homem eternamente preso pelo acaso em uma cadeira de rodas. Se ele deseja correr e jogar bola com os amigos, realizar essa vontade seria como atingir as alturas além do paraíso - enquanto tantos reclamam de pequenas dores causadas pelo futebol.

Se teu desejo for inviável, impossível de se realizar, aprenda duramente a minimizá-lo de acordo com o que é real. Conheça a fundo tua força para derrubar barreiras e então se reduza a sua própria força. Em outras pelavras "torna-te aquilo que és."

SOBRE O DESEJAR

"O desejo é o filho único da necessidade." Seja ela fisiológica ou meramente psicológica. Essa primeira é um simples fato e independe de filosofia. Precisamos comer, então queremos comer. Precisamos "perpetuar a vida", por isso procuramos parceiros sexuais. Precisamos nos defender, por isso atacamos... etc. Já as necessidades psicológicas, essas são distúrbios, doenças da alma.

É uma imensa fraqueza de caráter crer que ter um celular que "faz café", um carro top de linha e uma casa cara e luxuosa o fará um homem completo, feliz. Ter mais que o vizinho é que te faz feliz! Esse não é um desejo individual, mas sim um desejo coletivo, fruto do nosso santíssimo "capetalismo". Imagine só, se todos tivessem poder aquisitivo parar com o que quisessemos! Quantas novas besterias "high-tech" não seriam inventadas aos montes? E ainda não estaríamos satisfeitos.

Eu, eu, eu, eu... porquê esse universo tão maravilhos de emoções, memórias e vontades existente em cada um de nós tinha de ser um universo de egoísmo tão doentil? Ah claro, ou não seria EGOísmo.

SOBRE O EGOÍSMO

Devo esclarecer que ser egoísta é uma qualidade natural do homem. Se fazemos tantas coisas boas por motivos pérfidos e mesquinhos, permita-me ser impedoso para com a humanidade em uma boa causa. Antes de mais nada, peço que responda a umas poucas perguntas com calma e sinceridade.

Você se considera uma boa pessoa? Ao menos uma pessoa útil? Já fez algo que prejudicasse alguém? Se arrependeu disso? Adiantou? O que torna uma pessoa ruim? Você se preocupa mesmo com o próximo? Com a sociedade? Então já fez algo por ela? Existe mesmo uma pessoa que tenha sido boa sem ter sido ruim ao mesmo tempo?

Se ao responder essas perguntas você não sofreu de nenhuma pontada na alma, ao encarar suas hipocrisias, parabéns meu caro leitor - és um tipo em extinção dentre os homens, sobre tudo o homem brasileiro!

SOBRE O BRASILEIRO

Já se perguntou porquê o orkut só deu certo no Brasil? E tão certo, aliás! Somos peritos em "xeretar" na vida alheia, metendo não só narizes mas tudo que pudermos para avaliar se a grama de lá é tão verde quanto dizem. Somos também, por senso comum, um povo caloroso e receptivo. Precisamos como ninguém, amar e sermos amados... massagens em nosso ego devem ser diárias e feitas por mãos pesadas, para ficarmos satisfeitos. Adoramos ajudar, mesmo que seja mais por "egoísmo" do que por "altruísmo", porém não ajudamos?! E o que importa ajudar? O mundo sobrevive sem você, e você sem ele?

Amo muito o Brasil, ou seja, a riqueza natural, o tamanho de nossas terras e sobre tudo nossa cultura tão rica e miscigenada. Porém temo que só com uma ou duas guerras o povo brasileiro se unirá, politicamente falando, e será de fato uma nação de acordo com a cultura e o valor real que temos.

Será sim um dia terrível quando perceberem que é preciso mais do que sexo, futebol e orkut para se ser brasileiro. Quisera eu estar errado.