Que venha a nova era!
O capitalismo esta’ liquidado, sem duvida.
Por toda a parte e ao longo de muitos séculos ele propiciou um enorme avanço das forças produtivas, da tecnologia, da ciência, um crescimento enorme da renda das nações e das famílias.
Mas, paralelamente, houve também a geração de contradições insuperáveis. Guerras, conflito social, crimes, destruição do meio-ambiente, crises monetárias...
Hoje, ate’ os mais empedernidos capitalistas reconhecem que a continuação da exploração de planeta lavará ao inevitável fim;
No entanto, nenhuma alternativa se apresenta.
O socialismo estatista praticado no século vinte levou a estagnação social, aos desmandos autoritaristas. E não se sustentou por mais de setenta anos.
Então, parece que a saída vira’ dos organismos plurinacionais que possam suprir a humanidade de regras racionais quanto às atividades humanas de forma a que se garanta a sustentabilidade a longo prazo para a espécie humana.
Renova-se a compreensão de que o planejamento é a orientação mais importante para que a humanidade possa continuar vivendo na face da terra. E, se possível, ser feliz.