Análise: do Verdadeiro Amor

PAZ DE ESPÍRITO?

Quantas vezes já não pensamos que tudo está bem? A nossa vida parece estar calma, ficamos sossegados e encaramos o dia a dia de forma despreocupada - e muitas vezes irresponsável. Não raramente algo surge para bagunçar tudo, destruir a sensação de paz, dinamitar toda aquela calmaria e nos mostrar bruscamente que tudo era uma mera ilusão do nosso ponto de vista limitado ao passado e ao futuro distante, nunca ao presente, ou ao futuro próximo.

DISSECANDO O AMOR (mundano)

A tal sensação de paz geralmente é confundida com um conceito abstrato e confuso chamado "amor". Já já irei dissecar esse sentimento tão comentado no Recanto, para entender melhor o qué é amor e por que amamos. Antes disso esqueça todos os títulos ridículos dados para os relacionamentos entre o sexo oposto. Amigos, namorados, ficantes, maridos, esposas, amantes, rolos... besteira! Passe a perceber o quanto uma pessoa é importante pra você apartir de ações ao invés de palavras.

O quanto você confia nessa pessoa? O quanto essa pessoa te entende? Porquê você precisa dessa pessoa, ou melhor, de quais necessidades psicológicas e fisiológicas essa pessoa te deixou dependente? Só 'amamos' alguém que nos oferece algo que queremos, ou que a sociedade nos nega.

Definir é limitar. Delimitar um conjunto de sensações para tratar como um sentimento é um dos piores erros que podemos cometer. Uma mesma palavra expressa o que você sente pela sua mãe, pela mulher que te espera na cama, pelo teu filho e teu time de futebol. Você sabe mesmo o que é amar, ou usa o termo de forma leviana?

Certamente teu ego gritará algo como "Claro que sei!" e em seguida virá algo poético, profundo e insuficiente. Uma palavra, que determina teu sentimento por teu Deus e por teu cachorro.

Para não cometer esse sacrilégio com a poesia reflita sobre todas as pessoas - e coisas - que você julga amar. O quê eles oferecem pra você? Se eles não oferecessem isso você ainda continuaria amando?

SOBRE A SABEDORIA DOS HOMENS (2+2=4)

As vezes acreditamos que sabemos de tudo e não existem mais mistérios na filosofia moderna. Nada pode escapar da nossa lógica, pois somos os "criadores da razão". Porém nosso ponto de vista sempre toma o homem como medida univesal de todas as coisas, e estamos limitados a esse ponto de vista egocêntrico - agindo como se o homem fosse o centro do universo.

Até surgir algo que escape da lógica e então a Teoria do Caos, do Big Bang, os conceitos morais, tudo vai pro espaço. Esse 'boom' na tua personalidade é erroneamente chamada de 'crise de identidade', mas talvez pela primeira vez você esteja se questionando se a vida é mesmo aquilo que ela se apresenta para você. Pode ser o primeiro passo para alguma verdade, ou um abismo de loucura. Decida.

Pense comigo: "2+2= 4" Certo? Então me diga porquê? Porquê temos o dia e a noite? Porquê frutas crescem das árvores?

Perguntas ilógicas? Claro que são! Não existe lógica quando a natureza é a medida das coisas, pois ela não precisa disso. Razão é uma invenção mesquinha do ser humano, para se satisfazer.

Agora me diga: Qual a razão da vida?

RECONSTRUINDO VALORES (após destruí-los!)

Depois desses pensamentos me diga se ama mesmo. Sabe mesmo porquê está vivo? Você faz tudo que diz que irá fazer, ou ao menos sabe o que quer? Ser feliz? Como? Pra quê?

Você tem escolhas. Para ser feliz basta mudar a realidade para que ela se ajuste aos teus desejos, ou se não for possível, mude teus desejos para entrarem em acordo com a realidade.

Quer uma bicleta? Então trabalhe e compre, ao invés de apenas querer. Quer andar de bicicleta, mas não tem pernas? Desista e seja feliz. O que mais pode fazer? Tem câncer? Lute. Tem Aids? Conforme-se e seja feliz. Tem problemas de relacionamento? Faça algo. Fale com teus pais, filhos, esposas... faça algo além de reclamar.

Não interessa o que você faz na vida, tudo é passageiro. Todos seus desejos e todos seus pensamentos. O que fica são suas escolhas, e isso se reflete na vida de mais pessoas que você possa imaginar.

Esqueça valores como 'bom' ou 'mal' todos somos isso, mas estamos além disso. Pense em ser útil sempre, pra ti e pros teus. Aprenda o que é o amor, para então ensinar. Seja empático com os miseráveis de espírito, já que você sempre será um deles cedo ou tarde. Preste atenção que você não está lendo um texto de auto-ajuda, tão pouco um mero ponto de vista de um jovem pensador.

A VERDADEIRA SABEDORIA

Eis a chave para a verdadeira sabedoria. A sabedoria útil para os homens, não erudição para a satisfação do ego. Falo da sabedoria que se apoia na arte e na liberdade de expressão, no reconhecimento do "eu", mas sem anular o "você". Se abrir bem os olhos verá que falo do amor. Mas não o amor mundano, mas aquele que os poetas não falam. Um egoísmo altruísta, que todos temos por natureza, mas raramente o trazemos à luz. Decida o que fará. Ignorar as ações e viver como um autômato escravo das hipocrisias e correias sociais, ou ser feliz como um ser pensante e mais que isso - alguém que reflete nas ações teus desejos.

CONFISSÃO DO AUTOR

Confesso, sem constrangimentos, que é exatamente isso que eu faço ao dedicar boas horas de uma noite de primavera para escrever esse texto: passar algo útil para alguém.

Se uma só pessoa tomar uma decisão sábia após ler meus pensamentos, terá valido a pena. Entende a beleza disso tudo?

Seja sempre feliz, independente de Sorte ou Azar e a vida lhe será agradável. Sempre.