UM LAICO EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO

Os homens se reuniram em comunidades, e disto veio a necessidade da criação de normas que possibilitassem a boa convivência entre eles. O resultado da criação de normas é que se chamou de civilização. De sua forma mais estreita e primitiva este longo processo evolutivo foi gerando termos como política, sociedade que foram sendo modificados pela pressão das exigências grupais. Desde o mais remoto ajuste verbal, até atingir este emaranhado de leis que hoje regulamenta as relações dos individuos e das instituições dentro do espaço social.

Foi o bate e rebate dos entreveros decorrentes dos interesses, que forçou as redefinições das relações grupais. Gerando consequentemente a evolução dos conceitos e preceitos que norteiam a ciência política. O próprio elemento humano foi exigindo clareza nas regras, com isto ele forçou a definição nas atribuições o que resultou na fixação de conceitos hierárquicos.

Um individuo só poderá compreender a dinâmica de um grupo o dia que ele chegar a entender a influência que este mesmo grupo exerce sobre ele, e de volta a resposta dele para o grupo. A partir deste momento ele estará apto para decifrar suas dependências do grupo e também as decepções que como individuo acaba sofrendo dentro deste círculo de relacionamento que recebeu o nome de sociedade.

Pode até não ter sido assim, mas na nossa fantasia gostaríamos que a evolução na administração da coisa pública tivesse sido originado da carência de uma estrutura administrativa que fosse mais organizada, mais precisa, mais justa e conseqüentemente mais estável. Achamos nós,com toda nossa fantasia, que foi o Direito que veio lastrear aquilo que hoje tem uma estrutura razoavelmente disciplinada. Ainda de acordo com a minha fantasia suponho que tenha sido necessário criar sólidos parâmetros para se gerenciar o exercício da política com sua constante necessidade de dirimir controvérsias.

Parâmetros políticos são valores que carecem estar constantemente ganhando cada vez mais clareza e solidez. Mesmo porque, tenho absoluta certeza de que a certeza absoluta seja algo muito relativo.

Será que a nossa precária percepção ainda não nos permite lidar com verdades absolutas? todavia jamais descartei a possibilidade delas existirem. Até mesmo por uma questão de lógica, sabemos que a verdade para ser algo positivo, tem que ser um valor absoluto.

Elopere
Enviado por Elopere em 18/10/2008
Reeditado em 21/12/2008
Código do texto: T1234720
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.