A TRISTE SORTE DE UM HOMEM SÓ

Uma pessoa que não for bem integrada ao grupo, estará, no contexto em que fomos inseridos, com certeza derrotada. O individuo é a unidade básica da comunidade, e esta, as paredes da pirâmide social. O individuo mal formado é como tijolo mal batido, nunca dará paredes bem aprumadas. Ele tem que primeiro firmar-se ou formar-se como ser humano, para só então pleitear seu lugar no grupo. Mas tem segmentos sociais que a pretexto de expor seus metodos de ação, acabam por prejudicar o conjunto de pessoas, a que se vê geográfica, econômica ou políticamente ligados. Aqui nestes fins de mundo do médio Rio Grande, mais precisamente no Passos do Bom Jesus, cidade do torresmo, da cachaça, do porco no rolete, e do porco à Paraguaia, onde os fins de semana são um cheiro só, de churrasquinho. Nas noites frias de junho a feijoada chega até a tinir nos panelões de ferro. Poderia ser um "Paraiso", mas ainda não o é, meu compadre. É que, a nível de município, assistimos ao eclodir, de um movimento situacionista, diga-se de passagem, não assumido explicitamente, que visa desmantelar as entidades populares locais, cujo o inegavel poder, é a aglutinação e a conscientização. Alguns situacionistas tentaram torpedear os mutirões, ouví seus economistas citar cifras e metodos, posso e devo concordar com muitas coisas que foram ditas. Mas repudio, e o faço com veemência, suas idéias de que o mutirão seja apenas um inútil sujar de mãos, uma retrograda incursão no profissionalismo. Alias, neste particular, asseguramos sem medo de errar, que foi depois dos mutirões que muitos trabalhadores rurais de nossa cidade puderam ter suas carteiras profissionais assinadas como pedreiros. O mutirão é um exercício cívico na mais límpida acepção do termo. O que se viu aqui na nossa cidade foi a reedição daquele antigo e expontâneo fenômeno social . O primeiro e talvez o mais puro de todos os ajuntamentos sociais já existentes. Alguem poderá argumentar que o mutirão de Passos foi um movimento induzido e orquestrado,. Sim foi isto tudo, mas foi também um movimento largamente aceito pela massa. E isto é o que importa. Se foi aceito pela massa não existira pois, base alguma para sua contestação. Esta bateria aberta contra os mutirões locais pode ser considerada como um cruel genocídio de um sadio impulso socializante.

Elopere
Enviado por Elopere em 17/10/2008
Código do texto: T1233588
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.