CIVILIZAÇÃO OU DEVASTAÇÃO

Dizem os Portugueses, que introduziram a civilização nesta parte do continente Americano chamada Brasil. Mesmo depois de terem metido o machado nas nossas matas, o resto que sobravam dos troncos, eles transformavam em carvão e cinzas. Do mesmo modo procederam Holandeses, Franceses e Ingleses. Alem disto transformavam em cativos justamente àquelas pessoas que sabiam aproveitar os recursos da terra sem exaurila, não fizeram o mínimo esforço para aprender um novo modo de cultivar plantas sem derrubar as matas, introduzir novas plantas, enfim viver uma outra forma de vida . A nossa reserva de biodiversidade eles a reduziram a cinzas, tinham sua economia e seu modo de subsistência. Sobretudo traziam um orgulhoso modo pensar de que nada precisariam aprender aqui na nova terra . E isso foi a sua e a nossa desgraça, não conheciam nem as singularidades nem as potencialidades do lugar que "pisavam".

Alias o que eles vieram fazer aqui foi derrubar nosso pau brasil e procurar ouro. Não queriam conhecer novas formas de cultivar produtos que já plantavam e nem tão pouco estudar outros que não conheciam. A America hoje poderia ter outra paisagem, com uma carga muito maior de reservas naturais e conseqüentemente com uma qualidade de vida muito melhor. O potencial conhecido e o ainda desconhecido de uma selva é enorme, inesgotável nunca, porém enorme.

Elopere
Enviado por Elopere em 15/10/2008
Código do texto: T1229952
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.