Educação - apenas educar?
A educação é a mola mestra da construção, da edificação, da composição, da elaboração e reelaboração de conceitos e idéias, da organização do pensamento e estruturação dos conhecimentos e valores adquiridos e transformados, da formação pessoal e intelectual do ser humano.
Educar deve ser uma troca de saberes, onde ninguém deve ser o detentor da verdade, que deve ser construída aos poucos, sem pressa, mas com uma dinâmica responsável, onde o professor não deve ser somente mestre, mas, o promotor do conhecimento e de trocas de experiências.
Ao se tornar esse promotor, o professor deve se vestir de conhecimentos de forma a chegar suavemente em todos os que estão ali, abertos a escutar, e principalmente, nos que se trancaram por detrás de uma muralha onde a educação não tem espaço.
É aí, sua prova de fogo; chegar onde não se está aberto, onde precisa insistir, preparar a terra e lançar suas sementes, e principalmente cuidar de sua plantação para que as sementes possam germinar, dar frutos e frutificar em abundância.
Para isso, o professor em sua ação educativa deve preparar-se intelectual e emocionalmente, planejar-se, ter métodos e objetivos claros e necessariamente, capacidade para se adequar a toda e qualquer realidade podendo com isso levar sua bagagem de conhecimento de forma adequada à realidade de seus alunos, promovendo o conhecimento sem o comprometimento dos binômios: ação - recepção; ensino - aprendizagem.
O homem é um ser que nunca estará completo, pois o saber é necessário, imprescindível, infinito e evolutivo que está incutido na construção humana. Por outro prisma, o homem é o agente transformador do mundo e por isso a educação deve ser o agente transformador do homem, que o liberta das amarras escravagistas que o aprisionam em mundos cada vez mais desiguais e desumanos, e o traz a margem donde se torna um ser capaz de vislumbrar dias melhores.
Educar é preciso, se deixar educar é necessário...
Michele Oliveira Pereira, em www.educacaoeinclusao.blogspot.com