Educar para a manutenção da democracia

A educação é fundamental e amplamente necessária.

Ao se pensar em cidadania, distribuição de renda, economia, desenvolvimento tecnológico, social e político não há como dissociar tais pensamentos e suas respectivas aspirações da educação.

Pensar em cidadania não é apenas um simples pensamento restrito, há que se pensar que a cidadania se constrói nos bancos da escola e não há outra fórmula para se conseguir uma sociedade minimamente igualitária que não através da educação.

A ação educação – aprendizagem, dependem muito do comprometimento dos dirigentes que são responsáveis pelo que se é ensinado: como saber pronto, ou como saber a se construir criticamente.

Educar para formar cidadãos não é apenas transmitir o saber e o limitar a verdades construídas, é lançar o conhecimento e formar visionários capazes criticamente, com a diminuição do espaço entre governantes e governados, capacitados para analisar criticamente, escolher, modificar sua própria realidade e a realidade comunitária.

É através da educação que o homem se torna um cidadão capaz de mudar valores, crenças, mentalidades, costumes e práticas e se inserir ativamente em uma democracia, é através da educação que o homem conhece suas potencialidades e tem possibilidades de desenvolvê-la a fim de distinguir e trilhar o melhor caminho a seguir.

Uma sociedade e uma democracia justa seria aquela onde todos tem igualdade de direitos em ampla direção: política, social, educacional e profissional – é preciso portanto a educação para se promover a democracia e um esforço redobrado para a garantia e promoção da educação como base estruturada, focada nas diversidades de conhecimentos a fim de formar e informar intelectual, cultural e cientificamente para uma mudança eficaz no quadro social atual e futura.

É preciso também para ampliar o sentido de educação, que esse seja feito à cerca de uma mudança de hábitos, de valores morais e sociais, e isso não se dá apenas com uma educação intelectual , mas com a formação de uma conscientização ética, é a partir dessa educação que serão formados cidadãos tolerantes capazes de conviver harmonicamente com as dificuldades, com as diferenças e com os diferentes.

Aliando a educação que se dá a nível intelectual e a nível moral e ético, formam-se aí as sólidas bases para a edificação de uma educação para a democracia cujo valor fundamental é a liberdade e tem por objetivos formar e capacitar cidadãos preparados a julgar, a tomar decisões, a criticar e capazes de assumir postos de comandos que são responsáveis pela manutenção da ordem e da própria democracia que se ampara e se sustenta em leis “sólidas” que ao menos pretendem garantir o bom funcionamento da ordem nacional.

É preciso maior interesse e uma massificação da educação – ela deve chegar a todos de forma igualitária, sem segregação, e isso deveria arrastar todos os esforços do poder público.

É na escola que se fundam e solidificam as bases da construção social para a democracia uma vez que essa não tem sobrevida na não – educação que por sua vez é combustível de toda engrenagem que se movimenta para o pleno funcionamento da democracia e da ordem nacional.

Michele Oliveira Pereira, em www.educacaoeinclusao.blogspot.com

Educação e Inclusão
Enviado por Educação e Inclusão em 06/10/2008
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