INSANO EXERCÍCIO
Por que são portadoras de um distúrbio decorrente de um comportamento compensatório, os egolatras são pessoas com delírios de autoadoração. Achamos nós, que por já suspeitarem da própria incapacidade fogem daquele sadio confronto leal, e aí quando são obrigados a disputar o espaço social vão logo exigindo o reconhecimento de méritos criados unicamente pela própria fantasia.
Faltando-lhes auto crítica por causa destas fantasias, tendem a imputar às pessoas que as cercam, o maldoso rótulo de invejosas. Ante qualquer crítica recebidade, num típico mecanismo de fuga, replicam com a seguinte exclamação: fulano só age assim por que ele morre de inveja de mim!
A limitação no poder de entender, compreender e realisar coisas que um fato aceito por todo ser humano normal, acaba sendo para o egolatra um fato insuportável. Talvez até decorra dessa não aceitação de sua condição de criatura limitada, que a bem da verdade todos nós o somos, é que o ególatra prefere cultivar a fantasia de que é vítima da perseguição dos invejosos. Até já foi dito que "Narciso detesta tudo que não é espelho. Diríamos, em nosso descompromisso de leigos, neste enfoque sobre a egolatria, que o ególatra como individuo complicado e complicador, detesta tudo o que não o aplauda ruidosamente. Exigindo assim, adoração imediata e ostensiva. Para esta esquisita figurinha o mundo não deve passar de uma imensa plateia que tem o dever de aplaudí-la sem questionamentos sua fama e seu talento. Mais ou menos assim como uma criança que chuta o portão unicamente para sentir o infantil prazer de escutar o nervoso latido do cachorro, o ególatra também às vezes quase chega ao orgasmo com tumulto causado pelas suas manifestações ruidosas.
A indiferença é a atitude que mais ofende a um ególatra.
Talvez seja este o unico expediente terapêutico capaz de desarmar a sua trincheira de insanidade.
P.S. Falei só na terceira pessoa mas confesso que já tive muitas facetas comportamentais de inegável conteudo ególatra.