Diante de Van Gogh

Nome da obra: Passeio ao Crepúsculo.

Autor: Vincent Van Gogh (1853-1890).

Óleo sobre tela, pintado em 1889/90.

A obra revela uma estética de beleza ímpar, com cores vivas, podemos perceber a leveza que nos embala em um profundo encantamento artístico.

A paisagem é o campo, com um verde bem destacado com pinceladas que foi convencionada a ser chamada de febris, dando vida ao tema. Dá-se a idéia da natureza como ser vivo, havendo uma analogia entre a condição da natureza e do casal, o quadro possui um “ritmo”, onde percebemos características de movimentos. As árvores são oliveiras, onde no imaginário europeu são símbolos da vida. Já o casal, segundo explicativo da obra, o homem talvez seja o próprio Van Gogh, a mulher, não há menção a quem seja, ela tem o braço erguido, como se algo a sua frente a chamasse a atenção.

Ao fundo da paisagem, percebemos a montanha de um azul bem “vivo”, dando a nítida sensação de profundidade, com um céu belíssimo, revelando o crepúsculo, com uma lua nova irradiando uma áurea amarelada, aliás, esta cor paira onde para o artista tem um aspecto muito próprio, podemos nos lembrar dos seus famosos girassóis. O céu nos lembra a pintura “O céu estrelado”, com seus toques dando vida à natureza.

Podemos ficar satisfeitos diante de uma obra de arte, de tamanha expressividade. A arte tem este poder de nos extasiar, de pensarmos no sublime, saímos do cotidiano e ficamos encantados!

celofilosofo
Enviado por celofilosofo em 23/09/2008
Código do texto: T1192813