SÉRIE FLORAIS BACH/MINAS ( Parte IX )


Heather

Sou um carrapato, sugo a vitalidade alheia o máximo que puder, preciso falar bastante (sempre de mim, procuro amigos que me ouçam e não reconheço que tenho ouvido pouco os outros... não gosto de ficar só, descrevo como estou nos mí-ni-mos detalhes, me preocupo por demais comigo mesmo: minhas tempestades estão no meu copo d’água). Necessito contar para todo mundo minhas dificuldades  e exagero meus problemas ... fatalmente acabo sendo o centro das atenções.

..................

Quando estou bem consigo ser altruísta a ponto de compreender e ouvir os outros, deixo as dificuldades em segundo plano, sou um bom amigo, não meço esforços para estender as mãos com satisfação. 

Floral de Minas correspondente: Helianthus/Girassol

Um girassol nos seus cabelos: 
http://www.youtube.com/watch?v=6vzm1dtko1w

*  *  *  *  *

Red Chestnut

Tenho percebido que constantemente tenho “a visão" de algo que  não é muito bom ocorra para os que estão mais próximos de mim. Temo por este mal que “ronda” os outros... penso que caso eu não esteja por perto, algum infortúnio possa atingir meus entes queridos. 

Não estou conseguindo me livrar destes pensamentos negativos: Um leve sinal de uma pequena doença no outro me fragiliza, me preocupa, me aflige, me desgasta... uma simples gripe pode virar uma pneumonia, uma anemia pode se transformar em leucemia, por trás de má digestão pode haver uma úlcera (quando meu estado red chestnut está desequilibrado parece que uma tempestade se formou em um copo d’água, não suporto ver os “meus” passarem mal) me transformei numa “dona de divinas tetas... numa enfermeira de plantão” sou uma espécie de ambulância antes que peçam socorro, prevejo “algo de ruim” sendo que eu bem que poderia visitar os mais próximos, quando estes solicitassem minha companhia. 

..................

“Se a casa cair deixa que caia/hoje eu vou amanhecer na gandaia...” ...é algo que ainda não consegui usufruir. Quando estou bem me qualificam como uma pessoa que transmite calma, pensamentos de coragem, saúde e tranqüilidade em situações de perigo e/ou emergência.

Floral de Minas correspondente: Matricaria

Vaca Profana
http://www.youtube.com/watch?v=ewys41YnB4A


*  *  *  *  *

Willow

Tenho propensão para sofrer dores reumáticas intensas, ando cansado, tudo no meu corpo dói (estou tendo  até queda de cabelos!!!), me falta ar, a minha pressão sanguínea se eleva com facilidade ...passei por di_versas cirurgias... 

Sou um típico “paciente  resmungão”.  Vivo me sentindo como um pobre coitado, ando sempre irritado, me lamuriando; mortifico-me todos os dias, tenho por “direito” receber ajuda, a ingratidão me inquieta.  Quando me sinto um pouco melhor, sinto pouquíssima vontade de me ver melhor... perco a calma com facilidade. Vivo cheio de amargura... a culpa? está sempre nos outros, não mereço tal falta de sorte. 

Mudar prá melhor? Impossível, vai ver por isto que tenho a tendência para me afastar dos remédios.

Sou um eterno “desmancha-prazeres”  espalho tristeza e desespero, deprecio o otimismo e a felicidade alheia, não consigo enxergar que estou no interior do muro das lamentações. Ressinto-me de... tantas circunstâncias, às vezes minha alma parecem que é bem mais velha do que minha verdadeira idade. Não solto a dona “Infelicidade” nem a pau. 

..................

Apenas,  quando me equilibrar saberei repassar com sabedoria tudo o quanto aprendi, quando equilibrado tanto o mal quanto o bem ficam nítidos na minha frente, sei que a natureza atrai tudo conforme os tipos de pensamentos, o poder de se sentir bem ou mal está sempre nas nossas próprias mãos. 

Floral de Minas correspondente:  Zínia

No hospital, na sala de cirurgia letra do cantor (brega) Amado Batista
http://www.youtube.com/watch?v=H8YJdexe218


*  *  *  *  *

Mimulus

O paciente diz gaguejando: - Não consigo nem pensar que meu corpo seja remexido na cama, enfermeira tenho medo... se você encostar um dedo em mim vai doer, aaah! vai doer... eu sei que a dor dói muito... e é por isto que tenho medo! Além do medo da doença, sempre tive receio de locais fechados, tenho medo deste quarto quando fica escuro... a morte pode estar rondando. 

Fui ator e hoje ando com medo de subir no palco. Carrego dentro de mim a figura severa de pais disciplina_dores que não suportam “cacos”; isto me amedronta, antes eu fazia com que os que estavam no leito sorrissem de verdade,  amenizava suas dores com meu bom humor... recebia até cartas de parentes de pacientes nos hospitais que “sentiam minha energia”... agora, estou noutra posição, com medo de confrontar a minha timidez, de mostrar minha nudez de outra forma... “ando cheio de não me toques.”

Não consigo dormir tenho medo da escuridão (será que é por isto que às vezes estou trocando a noite pelo dia?) Sei dar nome aos meus medos e bem no fundo sinto medo que as histórias terminem mal.

.................. 

Quando meu bom humor não está alterado... sou o tipo de pessoa que sabe como enfrentar os problemas com bom humor, consciente do sentido das aversões, compreendo os receios alheios e transmito o que  é Coragem.

Floral de Minas correspondente: Mimosa/Sensitiva.

Rita Lee - Cor de rosa
http://www.youtube.com/watch?v=tq5D6G0fRZg

*  *  *  *  *

Clematis

Sou avoado, indiferente, perco o interesse facilmente no presente
Ando desatencioso, apático, a minha memória é tão fraca
Quase inconsciente... sou hipersensível sinto tudo com intensidade


Vivo trombando nas coisas e... de vez em “sempre” me aparece algum hematoma no corpo e não me lembro onde bati.

Meu olhar é vago... se perde facilmente no horizonte, estou fechado no mundinho, não faço o menor esforço para melhorar... sou capaz de mudar para outro estado ou país  para ficar mais perto do túmulo de algum ente querido.

Gosto de dormir além da conta... na quietude, na reserva barulhos inusitados me dão nos nervos, tal qual um neurastênico.

Meu interesse pela vida anda tão fraco que às vezes quem está assistindo o meu filme de vida tem a nítida impressão de que estou provocando um tipo de suicídio ameno. Sonho de olhos abertos, sou muito sensível as Belas-artes: son(h)o e fuga.

..................

Quando bem centrado meu espírito inventivo está receptivo para inspiração com domínio de meus próprios pensamentos. Sou capaz de transmitir vitalidade e entusiasmo, sem ficar preso a personagens e constantes “regressões”.

Floral de Minas correspondente: Rosmarinus.

O ESTRANGEIRO: 
http://www.youtube.com/watch?v=6i7r3wn8ICw&feature=related

*  *  *  *  *

Agrimony

Tento de todas as formas ocultar meus problemas, em incomoda quando não consigo segurar a minha máscara superficial de alegria (é como se tudo ao meu redor estivesse desmoronando... “ah ah ah” todos pensam que sou descontraído?!) 

Camuflo minhas razões... (criei válvulas de escape e muletas)  busco alívio nas drogas e no álcool prefiro me sentir anestesiado a tolerar o que me incomoda, não aprecio ficar sozinho, detesto brigas e discussões, estas me atormentam, gerando um desconforto, (no fundo faço pouco do desconforto). Este é o principal motivo da minha insônia e da minha inquietação.

..................

Gostaria de encontrar novamente meu prumo esquecer facilmente os aborrecimentos, rir sinceramente de meus problemas, tenho a alma inveterada de um pacificador, sei que o lado cômico consegue tirar maior partido das desvantagens, sentir o otimismo fluindo livre de novo, é minha meta.

Floral de Minas correspondente: Fuschia 

Máscara Negra: Tanto riso quanta alegria mais de mil palhaços no salão...
http://www.youtube.com/watch?v=4YHuLucExX4

Rosangela_Aliberti
São Paulo, 15.IX.08

*

+ em Ensaios: http://rosangelaliberti.recantodasletras.com.br/publicacoes.php?categoria=G

Você não entende/Cotidiano
http://www.youtube.com/watch?v=Wzxj36-dD3A

Galeria Ferran Moreno Lanza
 - Flickr