Orígens de Passos

Ao ler o minúsculo, mais muito bem lastreado, livro "A HISTÓRIA SOCIAL DE PASSOS" sentí que seu autor,Professor Antonio Theodoro Grillo, tinha lançado mão, e o fez com perícia, dos instrumento acadêmicos que a historiologia oferece a um pesquisador e codificador. Esta obra me fez recordar que Minas Gerais e São Paulo já havia sido um bloco único e que as primeiras tarefas colonizadoras de nossa região haviam partido daquilo que era chamado de Capitania de São Paulo e que São Carlos do Jacuí,hoje apenas Jacuí, que havia sido o primeiro núcleo regional de colonização. Ficou tambem muito claro que os Bandeirantes Paulistas,entre eles Bartolomeu Bueno do Prado, visitando nossas matas em busca de ouro que os faziam poderosos, e de índios que realisavam suas tarefas extrativistas, de outras natureza tambem.

Chegavam estranhamente a pensar que dizimando cruelmente os tais silvícolas, estavam prestando um relevante serviço à Coroa,julgando estarem "alimpando" as novas terras.

O estranho e curioso é que os primitivos moradores do Arraial da Capoeira tenham vindo dos lados do Rio Grande, então chamado apenas de Jetcay, pelos indígenas. Não eram oriundos da Vila de Jacuí, como haveria de se supor. Os primeiros forasteiros eram quase sempre pessoas muito primitivas; que viviam uma vidinha muito próxima da que levavam os aborígenes, aos quais a fonte que recorrí diz ser os CAIAPÓS.

Depois de instalado este núcleo rudimentar, o qual temos forte suspeita de que era apenas um esconderijo de pessoas banidas do sistema por motivos religiosos ou de qualquer outra natureza. Depois, bem depois, é que começaram a chegar as familias de Lavras do Funil, escorraçadas pela "Derrama". Estas sim, tiveram lastros culturais e conhecimentos manufatureiros, pastoris e agricolas, fundamentando com isto as atividades socio econômicas daquilo que um dia estava marcado para ser uma nova cidade. O nível destas pessoas foi o diferencial sobre as outras cidades das adjascências.

Um fenômeno extremamente curioso é que estes novos moradores estavam fugindo de um desastre financeiro, e aqui na nova terra, eles conseguiram reverter a marcha daquele angustiante problema . Fugiam do infortúnio da decadência do extrativismo aurífero o qual já não assegurava o peso dos gasto decorrentes do padrão de vida que levavam. Aí a afazendagem caiu como um perfeito substituto.

Passos hoje está a busca de novos caminhos: levanta a cabeça gente! é hora de pensar no tirocínio e na valentia dos nossos ancestrais.

Elopere
Enviado por Elopere em 10/09/2008
Reeditado em 17/11/2008
Código do texto: T1171153
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.