OS REVEZES DA VIDA
Quando pensamos que estamos prontos ou maduros para alguma coisa o alerta pisca.
Ensinando ou mediando estudos para uma determinada sala de aula, deparei-me com uma nada agradável situação no meio de um discussão boba.
As vezes pensamos que detemos alguma sabedoria e somos pegos de surpresa, foi o que aconteceu ou coisa parecida numa sala de aula. Decimos escolher líderes nas salas para que representasem aos demais alunos.
Bruta e inconsequente uma das alunas se auto intitulou-se líder por ser a mais experiente em idade, digamos assim. Em dias de aula normal, quando a professora da turma faltasse, ficou acordado que a líder, previamente teria o material deixado pela professora para passar para as alunas. Tudo certo.
Foi quando a necessidade veio e a professora teve que faltar. A líder não desejou mais ser líder e sim professora, dizendo: Daqui ninguém sai até eu terminar de escrever tudo no quadro. Foi um caos total. Daí em diante, passou a discriminar os professores desrespeitando-os e dizer que, havia muitos daqueles professores que não sabiam ensinar melhor do que ela.
Chegou o dia de uma competição:
Essa líder então falou: - Tudo o que acontecer nesta sala eu sou a responsável, por isso vocês tem que dizer a mim tudo o vamos fazer e não aos professores, correto? Ficaram calados em respeito a sua idade.
Numa das reuniões, uma, outra e outro professor fazíamos a reunião.
-Ela levantou e diante de duas turmas e a direção - disse: esta professora X só faz atrapalhar a sala, eu sou a líder desta sala, só por que eu faltei um dia fizeram tudo nas minhas costas, eu não aceito. Quem manda na sala sou eu.
Instauro-se um mal-estar na professora, começou a passar mal, foi a gota d'agua.
Explicação: Numa situação como essa, a palavra cala. A sabedoria humana falha. Descer o nível nem pensar. Houve silêncio sepulcral.
Neste caso não adianta bater boca e trocar meia dúzia de palavras, pois entender quem nunca teve oportunidade a sabedoria diz: Cala-te e ouve.
A educação vai mal das pernas, se educa, educa mal. Se não educa, espera o pior.
Existe idade certa para educar alguém? A vida está encrostada de gordura mal cheirosa de tal maneira que a falta de oportinidade dessa pessoa deixou sequelas e nós pagamos o pato da educação?
Vamos fazer a diferença.