AMOR: todas (quase) as formas de amar

     O amor é um mistério, razão pela qual há tanto desconhecimento sobre o seu conceito e muita ilusão a respeito.

     O amor é um mistério, mas não é algo secreto; mistério é uma grandeza na qual quanto mais vamos penetrando maior se revela.Conforme seja o destinatário de nosso amor, tal poderá ser a forma de amar.

     Existe a forma de amar a Deus, de amar a si mesmo, de amar aos pais, de amar aos filhos, de amar aos irmãos, de amar ao namorado/a, de amar ao cônjuge, de amar aos amigos, de amar as pessoas, de amar os inimigos.

     A forma de Amar a Deus é receber os dons e dádivas que dele provêm, bem como tributar a ela honra, glória e reconhecimento.

     A melhor forma de amar a si mesmo é amar a Deus sobre todas as coisas, depois buscar o autoconhecimento e a autodisciplina.


     A forma de amar aos pais é honrá-los, fazer de tudo para que os pais gozem de um bom conceito junto à coletividade.

     A forma de amar aos filhos é não pretender ser dono deles e confiar nos filhos; os jovens precisam da confiança dos pais para que também eles tenham confiança em si. Existem dois tipos de pedagogia: a pedagogia do amor, que confia e a pedagogia do medo que não confia.

     A forma de amar os irmãos é saber que todos têm o momento da atenção paterna, todos têm seus dons e valor.

     A forma de amar ao cônjuge é respeitar a individualidade, o espaço de cada um. O amor entre cônjuges inclui o amor erótico. Geralmente se dizia que se deve casar com quem se ama, mas a seriedade do compromisso pede que casemos com alguém para amar tal pessoa. No amor entre homem e mulher ocorrem muitas falsas conceituações sobre o amor; temos que distinguir entre gostar e amar: a gente gosta por causa das qualidades e ama, apesar dos defeitos. O amor ente cônjuges é uma construção que dura toda a vida. Muita gente anda em busca do parceiro/a ideal. Não existe. Muitos casais se separaram alegando ter um novo “amor”, ter de formar um novo par, por ter o direito de ser feliz. A felicidade é uma conquista e uma construção feita pela pessoa, através de ter um ideal e se manter fiel a esse ideal.
     Amor entre amigos. Há muitos pontos comuns entre todas as formas de amar: doação de tempo e de talentos: disponibilidade, atenção: saber ouvir; franqueza: apoiar e criticar quando necessário. Muitas vezes o que se vê é cumplicidade entre pessoas que se dizem e se julgam amigas.

     Todo ato de amor abrange todo o resto da humanidade. Muita gente pensa e diz amar, mas, na realidade é egoísta, possessiva, interesseira, manipuladora.

     Todo ato de amor procede de Deus. A Bíblia define Deus como sendo o amor, assim, o amor é a substância de que Deus é feito. Todas as formas de amar têm a graça divina por ingrediente.

     O amor não é um sentimento, contudo produz bons sentimentos, os sentimentos de maior excelência.

     Em vista de que toda prática de amor inclui toda a humanidade, uma pessoa não pode dizer que achou um novo “amor” se deixou filhos para trás, sem pai ou sem mãe.

          Diógenes Pereira de Araújo


denomino ewnsaio em razão do tema