A mais bela das artes

Todas as artes são belas, disso não se pode ter dúvidas. A dança, a pintura, a escultura, o cinema, todas possuem algo que as fazem transcender as fronteiras da realidade e aproximar o ser humano da perfeição. Mas, há uma que faz mais do que isso. Uma arte que, além de servir como base para outras, cumpre um papel não só de entreter, como também de informar, de instruir, e de mudar a mente de seus espectadores, ou melhor, leitores. Essa arte é a literatura. Desde que o Homem inventou a escrita, criou-se uma necessidade de se registrar o que se via e sentia. E mais. A cultura, que era apenas oral, passada de boca em boca, podia finalmente ser registrada, para nunca mais ser esquecida. Mas, logo o Homem percebeu que poderia também inventar histórias, criando, assim, os mitos, que até hoje emocionam e impressionam a todos, com poderes mágicos, seres extraordinários e fatos insólitos.

Com a evolução do conhecimento humano sobre o mundo, a arte da escrita se fixou como a mais sublime forma de emancipar o que se descobria. Em muitas obras literárias o caráter de entretenimento praticamente ficou de lado, dando lugar à transmissão de informações, sejam científicas, filosóficas, teológicas ou empíricas. Porém, a beleza e suavidade da literatura sempre a acompanharam. A poesia, por exemplo, pode ser considerada como a representação máxima do termo “Belas Artes”, quando se fala em literatura. Grandes nomes da poesia mundial, como John Milton, Charles Baudelaire, Camões, Fernando Pessoa, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Souza, Carlos Drumond de Andrade, entre muitos outros, elevaram a poesia em sua plenitude. Outros gêneros literários, também com o caráter de entretenimento, como o romance, o conto, a crônica, o ensaio, entre tantos outros, fizeram da história da literatura uma das mais respeitadas dentre todas as artes.

Vista dessa forma, pode parecer que a literatura desfrute de um rico legado, e que, até hoje, é valorizada. Mas, infelizmente, a arte que mais contribui para a evolução de seus contempladores, anda deixada de lado, principalmente em vista de outras artes. A música deixou de ser clássica para ser popular, fazendo com que sua qualidade decaia cada vez mais. O teatro e a dança tornaram-se representações artísticas possíveis apenas, na maioria das vezes, nas grandes cidades. A pintura e a escultura se supervalorizaram e o cinema transformou-se em uma fábrica de dinheiro. E a literatura, talvez a arte de mais fácil acesso, ficou obsoleta, restrita apenas para alguns entusiastas que vêem na leitura mais que uma obrigação. A beleza é relativa, cada um tem o direito de achar o que quiser belo. Mas, enquanto o mundo achar que há mais beleza em um CD ou DVD do que em um livro, o termo “Belas Artes” deve ficar engavetado, até que alguém o faça ressurgir.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 26/06/2008
Reeditado em 08/07/2009
Código do texto: T1052813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.