Contos de Eva Luna: Se Tocasse Meu Coração e Menina Perversa

Comparação entre contos de Eva Luna: Se Tocasse Meu Coração e Menina Perversa.

Após a releitura de “Menina Perversa” e “Se Tocasse Meu Coração” do livro Contos de Eva Luna, cuja autora é Isabel Allende, podemos analisar alguns pontos em comum e outros nem tanto. Os contos demonstram nitidamente a força que uma paixão possui e o que as pessoas são capazes de fazer quando estão sob o domínio desse sentimento. As histórias mostram a atitude de mulheres apaixonadas por homens sedutores, mas volúveis e as atitudes dos homens em relação às mulheres apaixonadas, mas de certa forma rejeitadas.

Os personagens masculinos dos contos são rudes, machões e sempre desejados e irresistíveis sedutores. Todas as mulheres acabam caindo em suas conversas e se apaixonando perdidamente, em “Se tocasse meu coração” doentiamente, de forma a submeter-se a atitudes severas dos homens.

"Amadeo Peralta cresceu no bando de seu pai e tornou-se um valentão, como todos os homens da família"(65)

"Amadeo completara trinta e dois anos e tinha, muito arraigado, o hábito de seduzir moças e, logo depois, abandona-las."(65)

Em “Menina Perversa”, o próprio apelido de Juan José Bernal era Rouxinol, de forma a deixar exposto seu poder de sedução. Era cantor de bares noturnos e isso impressionou a dona da pensão e atraiu a sua jovem filha Elena Mejías, uma menina de apenas onze anos.

A mãe, seduzida pela modulação pretensiosa do Rouxinol e pela sugestão de celebridade exposta no cartaz...(24)

As personagens femininas principais dos contos são meninas seduzidas por homens mais velhos e conquistadores. São garotinhas desengonçadas e desinteressantes, magras e tímidas, e que descobrem cedo o seu lado mulher. Elena (Menina Perversa) toma a iniciativa de tentar conquistar o Rouxinol, entrando em seu quarto no escuro para acariciar-lhe, estando já, perdidamente apaixonada. Já Hortênsia ( Se Tocasse Meu Coração), estando quieta em sua casa é chamada, seduzida pala lábia de Amadeo e levada até um descampado.

"Dentro (do quarto) estava escuro e, num primeiro momento, nada viu..."(30)

"Elena recordou os gestos que tinha visto da mãe e, enquanto introduzia os dedos por debaixo do elástico das cuecas, procurou a boca do homem e beijou-o como tinha feito tantas vezes no espelho."(31)

"- Vem, menina – chamou-a finalmente.Ela ergueu o rosto e, apesar da distância, ele distinguiu os olhos assustados e um incerto sorriso num rosto ainda infantil. – Vem comigo- ordenou, implorou Amadeo com voz seca." (66)

Depois de muito tempo, quando retorna para a pensão, Elena já havia esquecido o que aconteceu naquele dia, mas Rouxinol encontrava-se incomodado com as lembranças que ela deixou.

"E, então, o homem, que tinha esperado por tanto tempo essa oportunidade, segurou a mulher por um braço e disse-lhe que tudo fora um equívoco..."(33)

"De que garota perversa falava ele? Para ela a infância ficara muito para trás, e a dor desse primeiro amor repudiado estava fechada em algum lugar selado da memória. Não tinha recordação alguma daquela quinta-feira longínqua."(33)

Hortênsia, ao contrário de Elena, apresentava grande apego ao passado. Guardava suas lembranças e sempre se imaginava bonita, mesmo quando começou a se transformar em uma pessoa mal cuidada, mal alimentada e mal vestida devido ao fato de estar presa e esquecida.

"Não tinha consciência alguma dessas transformações malignas; na sua memória guardava intacta a imagem de si própria; continuava a ser a mesma jovem que se viu refletida pela última vez no vidro da janela do automóvel de Amadeo Peralta, no dia em que ele a conduziu à sua guarida."(70)

Enquanto Elena esquece o seu amor com o passar do tempo, Hortênsia é provocada por Amadeo e se apega muito a ele, a ponto de ir procura-lo uma semana depois, louca de paixão.

"Nem pôde lembrar-se dela quando lhe apareceu em casa, a cento e quarenta quilômetros de distância, uma semana depois, vestindo uma jardineira de algodão amarelo,alpargatas de lona e seu saltério debaixo do braço, incendiada pela febre do amor."(66)

Fica claro nos dois contos, a confusão dos homens em relação aos sentimentos. Em “Menina Perversa”, o Rouxinol, no primeiro momento rejeita Elena. Demora muito tempo até perceber que está obsecado por ela.

"Na verdade, no decorrer dos anos, a recordação daqueles ossos leves, daquela mão infantil em seu ventre, daquela língua de bebê na sua boca, foi crescendo até se tornar obsessão."(32)

Em “Se Tocasse Meu Coração”, Amadeo, depois de prender Hortênsia, continua, nos primeiros meses, a visita-la, amando-a e ouvindo-a tocar seu instrumento. Mesmo assim, não tocou o coração dele, que costumava culpa-la por estar presa.

"Durante algum tempo perderam-se em absoluta intimidade que confundiram com o amor."(68)

"Foi Hortênsia quem o procurou até encontra-lo, foi ela quem se lhe atravessou na frente e se lhe agarrou à camisa com aterradora submissão de escrava."(67)

O final do conto “ Se Tocasse Meu Coração”, é muito interessante, pois inverte os papéis. Hortênsia é solta e Amadeo vai preso. Todo dia ela senta próximo à janela dele na prisão e fica tocando seu instrumento, que penetra profundamente em seus nervos, como um castigo.

"Encolhido no outro lado do muro, Amadeo Peralta escutava esse som que, parecendo vir do fundo da terra, lhe atravessava os nervos."(73)

O final de “Menina Perversa” também é assim, Elena rejeitando Juan, o rouxinol, por já ter esquecido o ocorrido naquela manhã.

Raquel Corrêa
Enviado por Raquel Corrêa em 23/06/2008
Reeditado em 23/06/2008
Código do texto: T1047369
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.