POR QUE LER NIETZSCHE.

POR QUE LER NIETZSCHE.

Nietzsche é para qualquer estudioso da filosofia, seja ela moderna ou clássica, o pensador mais incômodo e provocativo. Seu dom arguto de criticar cortando com espada de dois gomos o levou ao submundo dos seus contemporâneos, sua radial e contumaz honestidade intelectual desvendou a avareza e logro ocultos nos costumes mais nobres, e em nossa dissimulada hipocrisia, no que respeita às virtudes ditas morais.

Sua visão de um filósofo realmente empenhado na arte de pensar de forma livre seria aquele que mantivesse um compromisso e a autenticidade da verdadeira reflexão vigilante, com a nobreza de vigiar e denunciar seus próprios deslizes no campo sagrado do pensamento humano. Para um filósofo sério, comprometido com sua verdade, não poderia ser crente de alguma doutrina.

Por este motivo, dentro dessa linha de pensamento, foi que ele aplicou de modo intransigente a si próprio uma conduta incomum, concernente aos grandes mestres da filosofia; portanto, desmistificou tudo que lhe parecia de origem divina e submeteu à crítica todos os credos religiosos e políticos. Não deixou pedra sobre pedra em seu magnífico livro Crepúsculo dos ídolos. Ainda de modo mais arguto em que um pensador poderia conceber; apresentou-nos uma critica sem precedente ao dogma maior do ocidente, ao cristianismo. Seu anticristo rasgou as vestes sacerdotais do seu século de um modo tão avassalador que até hoje, sobretudo os padres continuam despidos, pois seus discursos não têm poder algum nem mesmo de converter uma criança que tem lido este incomparável tratado de inteligência espiritual.

Para Nietzsche, que não viveu a pseudo globalização que presenciamos, mas que anteviu seu veneno e suas incoerências sociais é assustador encontrar em seus escritos uma denuncia clara do que seria um mundo sem fronteira, um mundo pensado, mas nunca atingido, devido às diferenças naturais. Para ele, nivelar os homens é o maior perigo, ao qual poderia se submeter à humanidade, e poderia levar à extinção da inteligência e ao colapso certo das artes e da cultura superior.

Como Filósofo teve que enfrentar e destronar as maiores correntes filosóficas que o precederam e que foram responsáveis pela formação do Ocidente: a tradição pagã greco-romana e a judaico-cristã; e o que resultou da fusão entre as duas. A dialética de Sócrates à qual se imponha virilmente como algo sem valor para o mundo moderno. Sua doutrina máxima do homem alem do homem, trouxe para este século um vislumbre inimaginável por outro filósofo do seu tempo ou de outra época qualquer.

Nietzsche é o verdadeiro escopo daquilo que pregava Zaratustra, ele mesmo, o Super-Homem na filosofia, o único que conseguiu decapitar todos os ídolos e os enterrar em um jazigo de aço. Quem realmente compreender sua filosofia e aplicar de forma prática, será também um Super-Homem ou como queria ele, um espírito livre.

Evan do Carmo
Enviado por Evan do Carmo em 22/06/2008
Reeditado em 17/09/2009
Código do texto: T1046759