LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO - 4ª EDIÇÃO
Sinopse
É necessário compreender que o ensino da língua não se resume ao domínio técnico da leitura e da escrita. A partir das concepções de letramento defendidas por estudiosos como Magda Soares e Brian Street, entende-se que ler e escrever envolvimento prático, cultural e discursivo. Dessa forma, torna-se necessário inserir as letras múltiplas — digitais, midiáticas, visuais e literárias — no ambiente escolar, para que os estudantes possam interagir criticamente com diferentes gêneros e linguagens presentes no cotidiano.
A literatura, nesse contexto, deve ser trabalhada como um espaço de fruição estética e reflexão. Obras literárias não podem ser reduzidas a simples objetos de análise técnica, pois possibilitam o contato com diferentes visões de mundo, ampliando o repertório cultural dos alunos. Autores como Paulo Freire e Antônio Candido ressaltam que a leitura literária contribui para a formação humana, promovendo empatia, sensibilidade e consciência social.
- Autor:
- JOSÉ FLÁVIO DA PAZ e Lucimar Perondi; Rute Barboza da Silva
- Formato:
- Tamanho:
- 6 MB
- Ano:
- 2025
- Enviado por:
- JOSÉ FLÁVIO DA PAZ
- Enviado em:
- 20/03/2025
- Reeditado em:
- 11/04/2025
- Classificação:
- seguro