No Coração de Vargem Alegre, o pulsar do caxambu

Sinopse
Neste trabalho, pesquisamos o caxambu, no grupo de Caxambu “Alegria de Viver”, na comunidade de Vargem Alegre, mais conhecida na região como “Tapera”, situada no Distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim no Estado do Espírito Santo. O grupo de composição familiar tem como mestra Canuta Caetano, considerada guardiã da tradição e das memórias vivenciadas e praticadas na cultura do caxambu. A comunidade caxambuzeira está intrínseca física e espiritualmente à comunidade católica, cujo padroeiro é São Sebastião. No ano de 2008, o grupo Alegria de viver recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil e, posteriormente, em 2009, Canuta Caetano recebeu da Secretaria de Estado da Cultura, o prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba. Com o objetivo de compreender a cultura do caxambu na comunidade de Vargem Alegre, bem como sua formação, manutenção e continuidade, a pesquisa tem por base as narrativas dos sujeitos culturais e estudos de diversos autores que dialogam sobre o objeto analisado. Através da abordagem metodológica da história oral, buscamos nas entrevistas, nos relatos NO CORAÇÃO DE VARGEM ALEGRE 11 orais, nas memórias dos mestres, compreender a dinâmica da prática cultural do caxambu, que tem por origem os povos bantu e se desenvolveu nas fazendas de cana-de-açúcar e, posteriormente, de café pelos negros escravizados.
Autor:
Daniele Pancini
Formato:
pdf
Tamanho:
668 KB
Ano:
2023
Enviado por:
Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental
Enviado em:
22/10/2024
Classificação:
seguro