ESTUDE O PASSADO ENTENDA O PRESENTE: BRASIL REFÚGIO DE NAZISTAS E … DE SUAS VÍTIMAS SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO: RESENHAS / VIDEO REVIEWS.

Sinopse
EDITORIAL Bilingue (PT/EN) // EPÍGRAFE: “O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente.” — John Emerich Edward Dalberg-Acton. “Power tends to corrupt and absolute power corrupts absolutely.” — John Dalberg-Acton, 1st Baron Acton| PRÓLOGO | Há tempos em uma conversa coloquial com o amigo Cavalcanti ‘irmão em Pessoa’ (referente ao poeta Fernando) se questionava sobre o termo ‘inzoneiro’ empregue pelo compositor Ary Barroso (1903-1964) na sua ‘Aquarela do Brasil’ verde e amarela de 1939, para em tom jocoso (assaz preconceituosa metonímia colonial) epitomar a mestiçagem genética brasileira a que o estadunidense Walter Disney (1901-1966) plasmou na figura do ‘malandro’ Zé Carioca (1942) e do seu compadre e ingénuo Nestor. Se repararmos as datas de ambos os eventos registam o período oficial da 2ª Grande Guerra Mundial (1939-1945). Paradoxalmente, em 2024 transpondo o umbral intemporal desse hiato do pós-guerra deparamo-nos de novo com regressos a pressupostos tidos por ‘lacrados’ a sete chaves … reabertos da ‘caixa de pandora’ dos males do mundo citados na mitologia grega clássica. E, o Brasil não ficaria imune a esses reformulados ciclones digitais de mobilização a uma nova ‘solução final’ quais cavaleiros do apocalipse cavalgando freneticamente ao som das Valquírias de Richard Wagner (1813-1883) nas mentes colectivas mais distraídas se avolumando em poeiras de poder em cada ‘click’ em ‘gostar’ ou dita ‘lacragem’ em nova linguagem YouTuber ...
Autor:
VuJonga e DIVERSOS
Formato:
pdf
Tamanho:
13 MB
Ano:
2024
Enviado por:
VuJonga
Enviado em:
02/10/2024
Reeditado em:
02/10/2024
Classificação:
seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.