EDITAL DO II CONCURSO DE TROVAS DA DELEGACIA DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E DA ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS

Sinopse
O II Concurso de Trovas da Delegacia da UBT de São Luís do Maranhão e da Academia Maranhense de Trovas (AMT), referente a 2024, faz parte das comemorações pertinentes aos 140 anos de nascimento da escritora, professora e conferencista maranhense Laura Rosa. Segundo a professora, pedagoga, mestra e doutora em educação Diomar das Graças Motta, (Motta, Diomar das Graças. As mulheres professoras na política educacional do Maranhão, Editora Universitária, São Luís, 2003), Laura Rosa era filha de Cecília da Conceição Rosa e de pai desconhecido, nascida em 1º de outubro de 1884, em São Luís, no prédio da fábrica de tecidos Santa Amélia, à rua das Crioulas, no centro da Cidade. Laura Rosa foi criada por padrinhos os quais lhe deram boa educação; diplomou-se no dia 12 de janeiro de 1910, como professora normalista pela Escola Normal do Estado do Maranhão; no mesmo mês foi nomeada professora de um distrito de Caxias, município do Maranhão; faleceu aos 92 anos, no dia 14 de novembro de 1976, em Caxias.. Segundo Motta (2003), "ela ingressa no mundo literário com o pseudônimo de Violeta do Campo: Apesar do pequeno avanço da mulher no mundo das letras (sobretudo, publicamente), seria inadmissível uma mulher, que não pertencia à elite econômica maranhense, impor seu nome, através de sua produção literária de forma ampla. O pseudônimo escondia a poetisa, mas, sobretudo, a mulher simples, filha ilegítima, a solteira e, possivelmente, a professora".
Autor:
DELEGACIA DA UBT DE SAO LUIS e ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS
Formato:
pdf
Tamanho:
128 KB
Ano:
2024
Enviado por:
DELEGACIA DA UBT DE SAO LUIS
Enviado em:
07/07/2024
Reeditado em:
07/07/2024
Classificação:
seguro