SOBRE AS SOMBRAS: UM ENSAIO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA ONTEM E HOJE

Sinopse
Este ensaio originou-se da fusão de nove artigos publicados no zildo-gallo.blogspot.com e tem como objetivo contribuir com a discussão sobre a crise paradigmática que envolve toda a humanidade num clima de incertezas e medos. Velhos paradigmas precisam ser superados e eles lutam doidamente para esticar a sua sobrevivência, colocando em risco, com essa teimosia, a própria sobrevivência da humanidade dentro de padrões civilizados. Neste momento do planeta, a barbárie não é uma questão a ser desprezada, ela já se coloca no horizonte como uma ameaça realizável num prazo muito curto. Acredito que, nesta hora crucial, toda contribuição ao debate sobre o tema seja relevante; aqui segue a minha modesta contribuição, que está dividida em nove artigos (capítulos), Os cinco primeiros são mais especulativos e reflexivos: 1) As sombras que assombram a humanidade, 2) O dia das mulheres e do sagrado feminino, 3) De primeiro de maio a primeiro de maio o trabalho continua acorrentado, 4) Saber cuidar a essência do humano e, 5) Uma tragédia anunciada e uma nova ética para o nosso planeta. Os capítulos 6, 7, 8 e 9 são propositivos, apontando caminhos para que a humanidade não mergulhe num estado de barbárie de difícil retorno: 6) O necessário retorno à natureza: nova cultura e nova economia, 7) Mandamentos para o cidadão politicamente correto no século XXI, 8) Explicando o bom caminho do desenvolvimento sustentável e, 9) Liberdade, igualdade e fraternidade para todos em 2020 e nos demais anos.
Autor:
Zildo Gallo
Formato:
pdf
Tamanho:
630 KB
Ano:
2024
Enviado por:
Zildo Gallo
Enviado em:
22/02/2024
Classificação:
seguro