Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras*
Sinopse
Resumo: O objetivo maior do presente
artigo é debater as contribuições do
conceito de “plasticidade cerebral” no
avanço científico brasileiro, sobretudo
no que tange ao ensino e à aprendizagem
de línguas. Para tanto, os objetivos
específicos do trabalho são os seguintes:
(a) debater o conceito de plasticidade
cerebral, em relação aos conceitos
de plasticidade neural, plasticidade
neuronal e plasticidade sináptica, com
base na literatura da área; (b) apontar
contribuições dos estudos referentes à
plasticidade cerebral em diferentes áreas
do saber, como a Educação, a Psicologia
e as Neurociências, mas com pontual
ênfase na área da Linguística Aplicada;
e (c) apresentar dados do estado da arte
de pesquisas oriundas de Programas de
Pós-Graduação – coletados a partir de
buscas no Banco de Teses e Dissertações
da CAPES – que abarcam discussões
referentes à plasticidade cerebral no
contexto nacional, com ênfase dada às
publicações produzidas em Programas de
Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)
em Letras/Linguística e suas contribuições
ao processo de ensino e aprendizagem de
línguas.
- Autor:
- AdriSill, COSTA, Alan Ricardo; SILVA, Peterson Luiz Oliveira da; JACÓBSEN, Rafael Tatsch. Plasticidade cerebral: conceito(s), contribuições ao avanço científico e estudos brasileiros na área de Letras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 457-476 e set-dez/2019
- Formato:
- Tamanho:
- 425 KB
- Ano:
- 2019
- Enviado por:
- AdriSill
- Enviado em:
- 15/02/2024
- Reeditado em:
- 11/07/2024
- Classificação:
- seguro