Capela e Salão São Jorge: ENTREVISTA À MADALENA GAONA EM SUA RESIDÊNCIA - J B Pereira – Jaguariúna, 28/12/2023.

Sinopse
Anos 1990. A capela Sao Jorge está na Rua Luís Astini, 219, Bairro: Colinas do Castelo, Jaguariúna - SP, 13820 -000. Segundo Madalena Gaona, em seu testemunho oral, afirmara para J B Pereira: "- Eu morava ainda na rua de baixo com minha família. Meu marido ainda era vivo. Sei das cavalarias. E vi a cavalaria, que subia aqui e ficava no largo ou terreno da Igreja. Eu queria Nossa Senhora de Fátima para o nome da capela, mas Nair Biele disse que Sr. Anísio já tinha o nome do São Jorge para a capela. Então, sugeri Sant’Ana também. E logo depois doamos a Imagem de Sant’Ana. O Padre Veríssimo aprovou a nossa iniciativa. Organizamos as reuniões e pessoal para as atividades. Fizemos a escada na entrada da Capela, porque havia uma grande pedra que a escavadeira não conseguiu tirar. Somos de casa em casa e ao comércios no centro de Jaguariúna. Fizemos as festas para conseguir pagar os pedreiros e fazer a construção do salão e da capela. Procuramos andar quites com os pagamentos e nada dever. O mais bonito era ver a comunidade junta trabalhando, rindo e alimentando, para obrar a construção." --- O nome em homenagem a São Jorge vem da tradição da Cavalaria Antoniana, promovida por Sr. Anísio, já falecido (há 5 anos), que a organizava. O pessoal deixava os cavalos no terreno da igreja. As ruas eram de terra...
Autor:
J B Pereira
Formato:
pdf
Tamanho:
228 KB
Ano:
2024
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
14/01/2024
Reeditado em:
16/01/2024
Classificação:
seguro