ROLE-PLAYING GAME PEDAGÓGICO

Sinopse
RESUMO Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos recém-formados do Curso de Letras Português-Inglês do Unisagrado, Bauru/SP, como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, nos anos de 2018 e 2019, a partir da criação de um projeto de metodologia ativa conhecida como RPG (role-playing game) pedagógico, com o propósito de tornar o ensino de Língua Portuguesa mais atrativo e manter os alunos mais interessados e engajados. O RPG pedagógico se estrutura com a essência de contrariar o ensino tradicional que limita o pensar dos alunos, propondo atividades que incentivem, alimentem e esperem dos mesmos mais imaginação, mais movimento, mais interação e, consequentemente, mais envolvimento. O projeto realizou-se por meio de atividades gramaticais, interpretativas, de leitura e de produção de texto entrelaçadas a uma história fictícia que teve como intuito explorar e descobrir um mundo pós apocalíptico, trazendo a ideia de urgência e esperança em estar de volta ao mundo como o conhecemos, com amigos e familiares próximos. Sendo assim, criou uma atmosfera de aventura que tornou a aprendizagem significativa por trazer um propósito em aprender os conteúdos, pois o uso do conhecimento foi imediato e a memorização foi construída juntamente com as lembranças vivenciadas e proporcionadas pela história.
Autor:
Wesley Diniz
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2019
Enviado por:
Wesley Diniz
Enviado em:
23/03/2023
Classificação:
seguro