KaPULANA tecido de Moçambique - a verdadeira história - para uma Sociologia da Comunicação e Cultura

Sinopse
— Origens da kaPulana: no âmbito de uma sociologia da comunicação e cultura. — Resiliências no Vestuário: assimilação da cultura europeia versus retornos culturais endógenos, alternadamente. — Vestuário: bastião identitário popular. A mulher africana criou uma forma multicultural de se trajar entre a KaPulana, amarrada por cima da saia em ocasiões especiais festivas, e os vestidos de moda ocidentais. Um exemplo de aculturação. Em Moçambique baNto, esta fórmula perduraria até à contemporaneidade do século XXI. Como traje masculino quotidiano, ao africano candidato à integração colonial em Moçambique, era-lhe inculcado o uso da calça e camisa, roupa interior, casaco e gravata, peúgas e sapatos, uma das condições para pertencer a uma civilização considerada superior – a trazida pelos europeus, neste caso, pelos portugueses. (...) Grosso modo, o processo foi extensivo a todas as colónias europeias em África. ABSTRACT — Origins of kaPulana: in the context of a sociology of communication and culture. — Clothing resilience: European culture assimilation versus endogenous cultural return, alternately. — Clothing: popular identity bastion. African woman created a multicultural way of dressing up between KaPulana, tied over her skirt at festive special occasions and Western fashion dresses – an acculturation example.
Autor:
VuJonga
Formato:
pdf
Tamanho:
4 MB
Ano:
2017
Enviado por:
VuJonga
Enviado em:
03/07/2022
Reeditado em:
03/07/2022
Classificação:
seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.