Manuel António Pina: Já não é possível dizer mais nada, mas também não é possível ficar calado

Sinopse
O destacado escritor e jornalista português Manuel António Pina (1943-2012) produziu uma vasta e diversificada obra literária em termos de géneros e de público (adulto e infanto-juvenil). Trata-se de um escritor de grande relevância no cenário da literatura de língua portuguesa contemporânea. Seu trabalho reveste-se da ideia de que o escritor de seu tempo vê-se frente a – ou em – um abismo/intervalo entre o silêncio por tudo já haver sido dito e a necessidade do poeta de não se calar, impasse criativo reportável também ao designado pós-modernismo. Sua obra assume, assim, como ressalta Inês Fonseca Santos, “um pendor eminentemente reflexivo e auto-reflexivo”. Este trabalho pretende, por conseguinte, investigar a poesia de Manuel António Pina no confronto bifronte dos contextos modernista/pós-modernista. Ademais, relacionar-se-á seu pensamento criativo com as ideias de memória e polifonia para entender como este escritor pensava a escrita e a formação do poeta simultaneamente, conjugando os dilemas metapoéticos do escritor e o questionamento do sentido do “eu” poético na criação contemporânea. Por fim, a obra de Pina será posta em relação com outros autores, buscando, assim, ecos de sua(s) voz(es) na literatura contemporânea. Este trabalho resulta de uma dissertação de Mestrado apresentada na Universidade de Évora, em 2020.
Autor:
Alexandre da Silva Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2022
Enviado por:
EcoBooks
Enviado em:
15/02/2022
Reeditado em:
15/02/2022
Classificação:
seguro