ENTENDER OU DEFENDER O SANTO OFÍCIO?

Sinopse
Este artigo analisa o livro "Para entender a Inquisição", do missionário católico Felipe Aquino, uma obra apologética que propõe uma revisão histórica sobre os tribunais de fé católicos medievais e modernos, partindo da premissa de que existem usos da história secular da Inquisição contra a Igreja Católica e, por isso, é necessária sua releitura para a defesa de sua doutrina. Os objetivos aqui são os de analisar os usos da história nessa obra, discutindo sua articulação com uma tradição de escrita histórica de intelectuais conservadores e negacionistas sobre as Inquisições. A hipótese defendida é de que o negacionismo sobre o passado inquisitorial, ponto central na narrativa de Aquino, serve mais a um conservadorismo do presente, conferindo-lhe sentido histórico, do que a uma disputa pelo passado real. Pretende-se ainda levantar uma breve discussão sobre o papel do historiador profissional em relação a isso. O autor é o Dr. Igor Tadeu Camilo Rocha, historiador junto à Universidade Federal de Minas Gerais.
Autor:
Igor Tadeu Camilo Rocha
Formato:
pdf
Tamanho:
275 KB
Ano:
2019
Enviado por:
Richard Foxe
Enviado em:
19/02/2021
Reeditado em:
20/02/2021
Classificação:
seguro